Formatura do PROERD aconteceu nesta quinta-feira no Ginásio Municipal “Stélio Maia”

Foto: (Esquerda para direita) CAB PM Marcos Roberto Teixeira, Marialba da Glória Garcia Carneiro, Secretária Municipal de Educação e o 1º Tenente Isac Zaqueu Nascimento, Comandate do 2º Pelotão de PM de Pereira Barreto

O evento contou com a participação da Orquestra de Sopro e Percussão da FACMOL e foi sorteada uma bicicleta para cada Escola Municipal de Ensino Básico do Município

Na manha da quinta-feira (27), no Ginásio Municipal de Esportes “Stélio Maia”, aconteceu à entrega dos certificados de conclusão dos alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMB´S), Profª Celda Mello Oliveira, Com. Hirayuki Enomoto e Maria Elza de Aguiar Domingues, inseridas no Programa de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

Foto: Juramento: Aluna Kamilly Vitória de Souza do 5º ano da EMEB Profª Celda Melo OliveiraO programa foi aplicado nas escolas, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Secretaria Municipal de Educação, Escola e Família, ofereceu atividades educacionais em sala de aula, estimulando as crianças e adolescentes a perceberem a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando-os a preparar-se para o futuro, criando assim uma geração conceituosa do exercício de sua cidadania.

O PROERD tem como um de seus principais objetivos proporcionar o crescimento e o desenvolvimento global das crianças brasileiras, tornando-os cidadãos críticos capazes de resistir às pressões para usarem drogas e ajudarem no tão sonhado processo de construção de um pais melhor.

Durante a cerimonia os alunos dos 5º anos das Escolas Municipais de Ensino Básico do Município receberam os Certificados de Conclusão do Curso de Resistência às Drogas e à Violência. Os alunos também receberam medalhas como premiações das melhores redações sobre o PROERD.

O evento contou também com a apresentação da Orquestra de Sopros e Percussão da FACMOL, composta por 70 componentes na faixa etária de 12 anos, alunos do Projeto de Iniciação Instrumental denominado “Projeto de Bem com a Vida II”, que atende alunos da Rede Municipal de Ensino, com Oficinas gratuitas de vários instrumentos Musicais.

Foto: Mensagem para uma Reflexão sobre a vida realizada pela aluna Vitória Akiyama de Oliveira do 5º ano da EMEB Hirayuki Enomoto

O PROERD ensina varias alternativas saudáveis para evitar o uso de drogas e uma delas é a prática de esportes e como sugestão o ciclismo que é muito bem representado em nossa cidade pelos excelentes atletas formados no município. O ciclista Martim Rodrigues Albuquerque Júnior, atleta com títulos de campeão estadual, brasileiro e internacional, recebeu homenagem como incentivo para os demais alunos, sendo que o homenageado já aos 12 anos de idade sagrou-se campeão paulista de resistência no ano de 2008, tornando-se um grande exemplo a ser seguido.

Foram sorteadas três bicicletas uma para cada escola, oferecidas pelo Banco do Brasil, Igreja Batista da Esperança e o S.O.S do Caju Guincho e Pátio de Veículos, parceiros que não mediram esforços em apoiar esta causa fazendo a doação das bicicletas. Os alunos vencedores foram: Bianca Cristina da Silva de Oliveira da EMEB Profª Celda Mello Oliveira, João Vitor Santana de Souza da EMEB Hirayuke Enomoto, e Ana Julia dos Santos Jorge da EMEB Maria Elza de Aguiar Domingues.

Foto: Alunos sorteados com uma bicicleta De acordo com a Vice-prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba da Glória Garcia Carneiro, estamos no tempo da Cultura da Paz nas escolas e o PROERD em suas lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

O evento contou com a participação das seguintes autoridades: Marialba da Glória Gacia Carneiro, Vice-prefeita e Secretária Municipal de Educação, Isac Zaqueu Nascimento, 1º Tenente PM Comandante do 2º Pelotão da Policia Militar de Pereira Barreto, Drº Paulo Sérgio Gomes Rabello, Delegado Titular de Policia, Cab. PM Marcos Roberto Teixeira, Instrutor do PROERD, Moacir Ferreira de Amorim, Diretor do Depto. de Ensino Fundamental, Maria José Carneiro, Supervisora Municipal de Ensino, Sybila Maria Campos Cambraia, Diretora da EMEB Com. Hirayuke Enomoto, Eliana Hara de Carvalho Rabello, Diretora da EMEB Profª Celda Mello Oliveira, Adelina da Silva Ribeiro, Diretora da EMEB Maria Elza de Aguiar Domingues, Nair Guzzo Pelais, Conselheira tutelar, Valdomiro Toneti Júnior (Profº Duno), Vereador, Aparecido Simões Meira, representando a Empresa S.O.S Caju Guincho e Pátio de Veículos, Martim Rodrigues de Albuquerque Júnior, Ciclista homenageado no evento, Rodrigues Marcio Antônio Marfim, Gerente da Agência do Banco do Brasil da Rua Cozo Taguchi, Anderson Luiz Mazzeti, Gerente da Agência do Banco do Brasil da Rua Fauzi Kassim, além dos alunos, professores, familiares e convidados.

Foto: Vista geral do público presente ao evento

Foto: Entrega de Certificados e Medalhas aos alunos da EMEB Profª Celda Mello Oliveira

Foto: Entrega de Certificados e Medalhas aos alunos da EMEB Com. Hirayki Enomoto

Foto: Entrega de Certificados e Medalhas aos alunos da EMEB Maria Elza de Aguiar Domingues