Gestores da Educação Municipal e representantes da comunidade se reuniram na última sexta-feira

Da esq. para a dir.: a Secretária de Educação Marialba Carneiro, Exmo. Dr. Gabriel Marson Junqueira e a palestrante Suely Maia

Reunião abordou o replanejamento da educação municipal para o segundo semestre.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou na manhã da última sexta-feira (26) na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”, uma reunião com representantes da sociedade e com os gestores da Rede Municipal de Ensino para dar sequência e discutir o replanejamento educacional referentes aos trabalhos no segundo semestre do ano letivo de 2013.

Estiveram presentes à reunião as seguintes autoridades: a Professora Marialba da Gloria Garcia Carneiro, Secretária Municipal de Educação e Vice-Prefeita, representando o Prefeito Municipal Arnaldo Enomoto; Excelentíssimo Dr. Gabriel Marson Junqueira, Promotor da 1ª Vara Cível da Comarca de Pereira Barreto; a Professora Selênia Silvia Witter de Melo, Dirigente Regional de Ensino, que apresentou os grandes avanços do município no ultimo SARESP –Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, que identifica o nível de aprendizagem dos alunos de cada escola nas séries e habilidades avaliadas bem como avaliar a qualidade da educação oferecida ao longo dos anos; Dr. Thyrso de Carvalho Junior, Presidente da OAB de Pereira Barreto, que estará à frente do Projeto OAB Vai à Escola, ministrando palestras aos alunos das EMEBs do município; Suely Maia, palestrante do evento, Dr. Heriton Cesar Goveia de Almeida, representando o Secretário dos Assuntos Jurídicos da Administração Municipal; além de gestores da educação municipal, assistentes sociais e os conselheiros tutelares Valmira e Aragão.

A Professora Marialba Carneiro abriu o evento dando as boas vindas a todos, principalmente aos parceiros que neste semestre se unem à educação no projeto em parceria com o Poder Judiciário com o objetivo maior de atingir as famílias onde existem crianças em situação de vulnerabilidade. O objetivo maior da educação hoje é o atendimento a todos.

Na sequência, o Excelentíssimo Dr. Gabriel Marson Junqueira fez uso da palavra disponibilizando o Ministério Público para todas as iniciativas que venham a favorecer o bom andamento da comunidade. Em seguida fez algumas pontuações referentes aos objetivos do Estatuto da Criança e Adolescentes como verdadeiro alterador de paradigmas transformando a criança e adolescente em sujeito de direito e deveres quando se faz necessário a formação de sujeito com direito à formação da cidadania. Salientou ainda que o professor não é refém do Estatuto da Criança e Adolescente. O ECA necessita da educação para que seja efetivamente aplicado, pois somente os professores têm contato diário com a criança e sabe identificar as crianças em situação de risco.

A palestrante do dia, a professora Suely Maia, que foi presidente da UNDIME, ressaltou que veio contribuir com sua experiência de gestora à frente da Secretaria Municipal de Educação de Santos, que recebeu o título de Cidade Educadora durante a sua gestão. Falou da grande contribuição da educação na formação da sociedade descrevendo sua trajetória como educadora e como gestora pontuou desde o administrativo ao pedagógico no atendimento ao aluno e nas parcerias com a comunidade fazendo da escola um lugar acolhedor.

A Secretária Marialba finalizou a manhã agradecendo pelo momento de troca de experiências, pela presença do Ministério Público e demais presentes que dividem com os educadores a missão de educar, ajudando na construção de uma criança feliz em uma escola que é o lugar de gente feliz.

Público presente a Palestra