Parceria entre Prefeitura Municipal e o Instituto Ayrton Senna fortalecerá ainda mais a educação em Pereira Barreto

A Vice-Prefeita Municipal e Secretária Municipal, Marialba Carneiro ao lado da Presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, irmã do lendário piloto brasileiro.

Dentre os objetivos do Programa Gestão Nota 10, está o fortalecimento da formação da equipe gestora da educação.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto confirmou no último dia 23, uma parceria com o Instituto Ayrton Senna através do Programa Gestão Nota 10, visando contribuir para a formação continuada da equipe gestora da educação municipal.

O Instituto Ayrton Senna atua na oferta de oportunidades pela via da educação, para crianças e jovens brasileiros, e comprometeu-se, para tanto, com a construção de soluções educacionais que possibilitem a superação dos principais entraves ao sucesso de todas as crianças brasileiras.

As soluções precisam responder às diversidades física e cultural do vasto território nacional, para que possam cumprir com o compromisso assumido e serem passíveis de disseminação.

Ficou evidente para o Instituto, em sua experiência, que a qualidade da educação brasileira, expressa na efetiva aprendizagem dos alunos, decorre de uma política educacional voltada para a construção de um país justo para todos os cidadãos. Nesse contexto, o fortalecimento das lideranças nas escolas e nas secretarias de educação, na figura do coordenador pedagógico, do supervisor, do diretor, do superintendente e do coordenador ganha sua adequada dimensão.

Os Programas do IAS estão a serviço do desenvolvimento humano, do comportamento ético e da promoção da equidade social, e conceituam gestão como a articulação dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis para a educação, ampliados pelos conhecimentos dos profissionais e das próprias instituições, em constante desenvolvimento. Isso se relaciona diretamente com os preceitos legais mais amplos que regem a nação.

Gestão, portanto, é a ação macro da educação. Pressupõe acompanhamento sistemático e planejado a ela inerente e permite detectar e localizar as ameaças e as oportunidades para o sucesso da rede de ensino.

A prática gestora não se restringe a um determinado cargo ou função, mas se faz presente nas quatro esferas do processo educacional. A aprendizagem é o termômetro da qualidade do processo educacional.

Caso o desempenho dos alunos deixe a desejar, é preciso investigar se a causa está no ensino, ou seja, na prática docente e na gestão da sala de aula. Ou ainda, se sofre interferência de problemas existentes na rotina escolar.  Mas a origem da dificuldade pode estar fora da unidade, ou seja, na política educacional, ou porque ela ainda não esteja definida ou não seja de domínio público, ou porque faltam os elementos fundamentais para que possa ser executada.

Tomando então o conceito de gestão como uma postura profissional, uma atitude, um comportamento sistematizado fica evidente que os profissionais que lideram equipes e tomam decisões estão em contínua formação para essa função a qual foram chamados. Como articuladores de conhecimento, os gestores devem se abrir tanto para os conhecimentos voltados para o seu fazer cotidiano, como também para aspectos mais amplos do campo da educação da atualidade.

O Instituto Ayrton Senna, no sentido de contribuir com o processo de Formação Continuada, subsidia encontros regulares, objetivando fortalecer a ação gestora no que tange à política educacional da rede de ensino, potencializar o profissional que têm uma função gestora no uso de ferramentas que aprimorem sua capacidade de análise e intervenção na realidade educacional, avaliar o desempenho da rede de ensino diante das metas estabelecidas, exercitar a análise de dados com a finalidade de identificar os pontos fortes e frágeis que os resultados apontam e elaborar propostas de intervenção voltadas para a melhoria da aprendizagem dos alunos.