Pereira Barreto é beneficiada com Creche Escola para bairro Cooperativa

A nova unidade irá atender até 150 crianças de 0 a 5 anos em período integral

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria de Educação, foi contemplada com a construção de mais uma creche no município através do Programa Creche Escola. A unidade será construída no bairro Cooperativa e irá suprir a demanda de crianças de 0 a 5 anos que necessitam de vagas. A nova creche terá 813,78 metros quadrados e tem capacidade de atendimento de até 150 crianças em período integral.

Para sua construção serão investidos cerca de R$ 3 milhões pelo Governo do Estado de São Paulo e uma contrapartida do município de aproximadamente sendo R$ 168 mil. A verba será destinada por meio do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp) que visa facilitar o repasse de recursos financeiros e apoio técnico do Estado aos municípios, através da Secretaria da Educação de forma mais rápida e menos burocrática.

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação Estadual, além da documentação requerida. Com o projeto, o Governo Estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Cabe à Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) aprovar a viabilidade dos terrenos disponibilizados pelos municípios, oferecer o projeto executivo para construção dos prédios, definir exigências e padrões de infraestrutura para o funcionamento adequado e acompanhar a execução das obras, elaborando relatórios de vistorias mensais visando ao cumprimento do cronograma físico-financeiro.

A administração municipal fica responsável pela contratação e execução da construção. A pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A creche foi projetada pela FDE, com a finalidade de minimizar os custos de construção e manutenção do prédio. São edifícios térreos, com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, entre outros.

A construção da creche é resultado de uma luta incansável da administração municipal para viabilizar o empreendimento e a liberação dos recursos. Para o Prefeito Joãozinho e a Secretaria de Educação Maria José Carneiro o momento é de alegria já que “a creche é um universo promotor da construção de uma rede de cuidados que abrange toda a família e desenvolve um papel significativo no acolhimento e educação das crianças, mostrando um mundo de novas experiências, o que possibilita a ampliação de seus horizontes”.