Pereira Barreto figura no topo do ranking na região no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira

Município figura na 88ª posição dentre todos os 5.570 municípios do Brasil.

A Estância Turística de Pereira Barreto apresentou mais uma ótima avaliação em um ranking da educação nacional. O município figura na 88ª colocação do ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica, bem como todos os moradores locais em idade escolar e não apenas os que estão efetivamente na escola.

O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e os respectivos pesos atribuídos a cada fator. Esses fatores dividem-se em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores determiantes de um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam deles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

O IOEB é formulado pelo Centro de Liderança Pública, apoiado pelo Instituto Península, a Fundação Roberto Marinho e a Fundação Lemann. Assinado pelos mesmos autores do Ideb – Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP, e Fabiana de Felicio, ex-diretora de Estudos Educacionais do INEP – o IOEB aperfeiçoa o sistema de controle social da educação.

Alguns números chamam a atenção em Pereira Barreto: a nota obtida pelo município foi de 5,4. A líder do ranking, a cidade de Sobral, no Ceará, obteve 6,1. A nota do Brasil é de 4,5 e a nota do Estado de São Paulo é de 5,1. Na região, Pereira Barreto lidera o ranking.

Para a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, esse é mais um grande reconhecimento para Educação de Pereira Barreto: “mais uma vez podemos olhar para a população e mostrar, com muito orgulho, os resultados da nossa Educação. Ter o reconhecimento do nosso trabalho, vindo de instituições e órgãos sérios, credenciados e de prestígio, só nos motiva a continuar realizando cada vez mais e melhor. Estar entre os cem melhores municípios no ranking do IOEB é mais uma conquista para Pereira Barreto e para toda sua população” destacou a Secretária.