Pereira Barreto integra a rede de excelência em Educação do Instituto Ayrton Senna

Novas práticas de ensino adotadas no município explicam o sucesso na melhoria da aprendizagem.

A Estância Turística de Pereira Barreto atualmente integra a rede de excelência em educação do Instituto Ayrton Senna. Formada em março de 2015, a rede reúne onze municípios que, entre todos os parceiros do Instituto, demonstraram avanços relevantes nos resultados municipais de educação. Cada um deles contou com o apoio das equipes do Instituto em ações diferentes e por períodos diversos e a partir do momento que entraram para a rede inauguraram uma nova forma de atuação com a ONG.

Cinco critérios foram observados para a seleção dos municípios: evolução do Ideb entre 2007 e 2013; redução do índice de distorção idade-série; melhorias nas taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono); transmissão de conhecimento para as equipes da secretaria; e compromisso com a parceria. A rede é aberta e novos municípios parceiros do Instituto devem ser integrados.

Ao revisar o papel dos diretores nas escolas e garantir uma gestão mais democrática no cotidiano escolar, o município de Pereira Barreto (SP) introduziu novas práticas de ensino e verificou melhorias na aprendizagem. O Ideb para anos iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, passou de 5,6 em 2007 para 7,1 em 2013, ficando entre os cinco melhores resultados de todo o Estado de São Paulo.

“O coração de qualquer escola é o aspecto pedagógico, e esse fazer pedagógico foi muito aprimorado com novos programas de gestão que introduzimos com a parceria com o Instituto Ayrton Senna. A partir de estudos bem elaborados, foi possível retomar o papel principal dos diretores, saindo da questão burocrática e voltando para a gestão democrática”, afirmou a secretária de Educação, Marialba Carneiro.

Segundo ela, os diretores receberam formação e instrumentos para dialogar com os coordenadores pedagógicos e discutir a solução para os problemas locais de cada escola. Os coordenadores também passam por capacitação própria para aprimorar o monitoramento de desafios enfrentados na sala de aula. Com novas ferramentas, eles passaram a acompanhar indicadores de frequência e de conteúdo ministrado em cada turma. O índice de faltas de professores, por exemplo, caiu de 20% para cerca de 6% ao ano.

O Prefeito de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, destaca que os resultados são melhores quando os gestores participam do dia a dia da escola. “Muitos gestores querem fazer um acompanhamento, mas têm pouca sistematização. O processo que implantamos com o programa do Instituto nos ajudou a fazer aquilo que estávamos sofrendo para fazer”, disse. “Com os instrumentos, conseguimos um acompanhamento muito próximos dos coordenadores, professores e alunos e assim melhorar a performance como um todo.”

As medidas também propiciaram mais interação da escola com os pais dos alunos, segundo a secretária. “Os coordenadores voltaram à sua atribuição maior, que é olhar o que de fato as crianças estão aprendendo, eles passaram a ter mais tempo na sala de aula e saber de cor o retrato das turmas, inclusive para apresentar aos pais, que também passaram a observar os mapeamentos sobre a lição de casa das crianças”, afirmou.

Segundo ela, ao perceber a importância de que os pais também acompanhem a evolução do nível de aprendizagem das crianças, o município implantou, em 2014, o projeto “escola para os pais”, que conta com apoio de um neurocientista para mostrar inovações da educação à comunidade escolar.

Um dos novos projetos realizados com os alunos e que tem recebido bom retorno dos pais, segundo Marialba, é o de ensino de música instrumental, coordenado por um maestro. “Há alguns anos, ainda lidávamos com grandes dificuldades referentes ao fracasso escolar e um grande contingente de alunos com problemas comportamentais. Como mecanismo de trabalhar com esses jovens buscamos o ensino musical, que contribuiu muito para a concentração e favoreceu o rendimento em sala de aula”, contou a Secretária.

O modelo de escolas de tempo integral também foi destacado como um dos responsáveis pelo bom desempenho do município. Nessas unidades, o período na escola vai até 15h50 e além das aulas há atividades de leitura, atividades diferenciadas de matemática, educação ambiental, oficinas de jogos para estímulo de raciocínio lógico, autoconfiança e respeito, entre outros.

Para o Prefeito, essas e outras possibilidades de levar inovação à sala de aula ganharão força com a troca de experiências entre Pereira Barreto e outros municípios da rede de Excelência em Educação, formada pelo Instituto Ayrton Senna (leia mais abaixo). “No dia a dia, os gestores têm dificuldade em conhecer o que há de novo e de melhor no Brasil e no mundo, e nos municípios de menor porte há mais dificuldades para ter bons profissionais e as melhores ferramentas. Com o trabalho conjunto em uma rede, a troca de experiências e conhecimento nos fará evoluir como um grupo” destacou.

O impacto das mudanças já realizadas pelo município ultrapassa os resultados nas provas de desempenho, de acordo com a secretária de Educação. “Implantamos as metodologias e um sistema de ensino e agora queremos avançar mais, trabalhar atividades ainda mais criteriosas com os alunos, com o acompanhamento desses pais”, disse. “Hoje, percebemos uma rede madura e uma equipe que quer trabalhar apesar de todas as dificuldades e fazer com que as crianças avancem cada vez mais. Não queremos mais o que é básico, queremos o avançado”, afirmou, destacando que o município pretende atingir o Ideb 8 em breve.