Prefeito Arnaldo Enomoto recebe nesta terça-feira o prêmio Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Senna

Premiação congratula poucos municípios brasileiros que conquistaram avanços significativos na educação pública.

Prefeito Arnaldo Enomoto com a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane SennaO Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, recebeu nesta terça-feira (24) o prêmio Gestão Nota 10, do Instituto Ayrton Senna, que congratula os poucos municípios brasileiros que conquistaram avanços significativos na educação pública. A solenidade foi realizada na cidade de São Paulo e o Prefeito Arnaldo Enomoto esteve acompanhado da Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro.

Pereira Barreto faz parte, atualmente, de dois programas do Instituto Ayrton Senna: Gestão Nota 10 e Circuito Campeão. O Programa Gestão Nota 10 é dirigido aos gestores de educação, oferecendo capacitação e ferramentas gerenciais para esses profissionais com o objetivo de elevar a qualidade da aprendizagem de forma equitativa, e promover a articulação de todas as condições necessárias para a eficácia dos processos educacionais nas redes públicas de ensino, incluindo princípios de gestão nas quatro esferas da educação formal: aprendizagem, ensino, rotina escolar e política educacional.

O Programa Circuito Campeão introduz nos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes regulares, ferramentas de gestão da aprendizagem como soluções concretas com o objetivo de desenvolver habilidades de leitura e escrita, de cálculos matemáticos e de compreensão de fenômenos naturais e sociais, de maneira a contribuir para a permanência do aluno na escola e para o seu sucesso.

A evolução da Educação Municipal é notória nos últimos seis anos e a premiação oferecida pelo Instituto Ayrton Senna é uma clara demonstração que as políticas públicas voltadas para a Educação no município estão sendo um sucesso. Segundo dados do Ministério da Educação divulgados em 2014, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que avalia a qualidade do ensino público no Brasil, a Educação Municipal em Pereira Barreto alcançou a nota 7,1. A meta estabelecida pelo Governo Federal para 2021 em Pereira Barreto é de 6,8. Em 2013, a Educação de Pereira Barreto já havia ultrapassado essa meta. Mas a estratégia de tornar a Educação de Pereira Barreto uma das melhores do Brasil não para por aí. Em 2015, os alunos da rede municipal de ensino começaram a trabalhar com o material didático fornecido pelo Sistema Anglo de Ensino, um dos melhores materiais do país, mostrando que a atual Administração está disposta a investir ainda mais em qualidade educacional.

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos, criado há mais de 20 anos, que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Impulsionada pelo desejo do tricampeão de Fórmula 1 e ídolo do esporte brasileiro, Ayrton Senna, a missão do instituto é levar educação de qualidade para as redes públicas de ensino no Brasil, atuado em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir soluções concretas para os problemas da educação básica. As propostas do Instituto Ayrton Senna se traduzem em políticas e práticas flexíveis que se adaptam a diversos contextos e efetivamente impactam a aprendizagem dos estudantes em grande escala.

Para o Prefeito Arnaldo Enomoto, o prêmio é um importante reconhecimento para Pereira Barreto, porém o Chefe do Executivo destacou que é preciso continuar investindo para obter resultados ainda melhores: “o prêmio Gestão Nota 10 é uma grande conquista para Pereira Barreto, onde todo cidadão deve reconhecer sua importância e sentir orgulho de que nosso município está avançando muito em relação à Educação. No entanto, é preciso ressaltar que vamos continuar investindo ainda mais nessa área para alcançarmos o patamar que desejamos, que é proporcionar para nossas crianças um dos melhores ensinos do país. Temos a convicção que estamos desenvolvendo junto com a nossa equipe de Educação, que está de parabéns, um excelente trabalho” destacou o Prefeito Arnaldo Enomoto.