As primeiras escolas municipais de ensino infantil que estarão funcionando em tempo integral serão a EMEI Sítio do Pica-Pau Amarelo e EMEI Tia Nastácia.
A Secretaria de Educação Municipal de Pereira Barreto em uma ação pioneira no Estado de São Paulo está implantando este ano no município a “Escola de Tempo Integral da Educação Infantil”, com crianças de 04 e 05 anos. As primeiras escolas municipais de ensino infantil que estarão funcionando em tempo integral será a EMEI Sítio do Pica-Pau Amarelo (2 classes do 2º estágio), e EMEI Tia Nastácia (2 classes do 1º e 2º estágio). Estas unidades escolares estão passando por adaptações para atenderem as necessidades do período de tempo integral.
Este novo modelo de educação já está consolidada em vários países. E um dos princípios que embasam este conceito de escola de tempo integral é o da necessidade de uma verdadeira formação, que compreende o desenvolvimento, com equilíbrio, das diversas potencialidades humanas, aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais. A criança neste novo modelo de educação implantado pela Secretaria Municipal de Educação aprende desde pequena a praticar educação física de forma prazerosa que vem por meio de brincadeiras, de jogos e do esporte, estimula a imaginação e a criatividade, no desenvolvimento das habilidades necessárias para que a criança aprenda regras, conviva em grupos e tornem confiantes na realização de suas atividades.
No período contrário das aulas regulares as crianças também serão atendidas com aulas de educação física, música através do projeto de iniciação musical e informática.
As boas razões para estudar o dia todo é que da oportunidade para os pais trabalharem, melhora o aproveitamento pelo contato prolongado com conteúdos e práticas, torna mais produtivo o tempo ocioso, permite ampliar a abrangência das atividades escolares, possibilita a orientação dos estudos e das tarefas, garante pelo menos três refeições diárias, facilita a promoção de hábitos pessoais como os de higiene e supre carência de lazer, cultura, esporte e acesso á tecnologia.
Segundo a Supervisora de Ensino Infantil, Ivone de Oliveira, a Secretaria Municipal de Educação está adquirindo jogos “Mind Lab”, forma de jogos de raciocínio, usado nos países de primeiro mundo, e que está sendo introduzido no Brasil. A forma de jogos de raciocínio é uma novidade que promove uma proximidade entre o professor e o aluno, que auxilia na formação do vínculo e contribui para que a criança seja uma pessoa importante na formação integral no que diz respeito não só ao conhecimento, mas também a valores, regras sociais e desenvolvimento emocional.
Assessoria de Imprensa