Prefeitura Municipal adquire novos computadores para as EMEBs

Com as novas máquinas, escolas ganham laboratórios modernos de informática.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu mais de 50 novos computadores. As novas máquinas estão sendo instalas nas EMEBs “Com. Hirayuki Emomoto”, “Celda Mello de Oliveira” e “Maria Elza de Aguiar Domingues”. O Setor de Tecnologia da Informação, além da instalação dos novos computadores, está realizando a troca das peças de outros computadores, atualizando as máquinas.

Com isso foi possível montar novos laboratórios de informática, agora mais modernos em cada uma das três unidades escolares, que contam com 21 máquinas cada. A aquisição de novos computadores para as escolas era uma antiga reivindicação de profissionais e pais de alunos, para melhorar ainda mais o aprendizado.

Os computadores trazem um leque de softwares e aplicativos que trazem uma interatividade que não pode ser alcançada dentro de uma sala de aula comum. Essa interatividade é fundamental para ensinar novos aspectos e estimular o que os alunos aprendem. Em idades mais novas a interatividade pode ser um fator determinante no interesse do aluno pelo que se aprende. Esse aspecto se mantém ao longo da vida escolar. É preciso estar sempre atualizado para poder manter a atenção dos alunos, principalmente em eras tão digitais.

Outro ponto fundamental para a introdução da informática nas escolas é a preparação dos alunos para entrar em um mundo mais tecnológico, podendo dar a eles uma base simples para que possam desenvolver suas próprias habilidades futuras. Outra característica importante dos laboratórios de informática é que é muitas vezes nele que crianças e jovens tem o primeiro contato com computadores, firmando assim a importância social desse ambiente, pois é através deles que há a inclusão digital de pessoas que não poderiam ter acesso a tecnologia de outra forma. Esses laboratórios não só auxiliam no aprendizado mas tem um importante papel para que crianças com condições menos favoráveis possam ter chances iguais no futuro.