Prefeitura Municipal formação continuada com professores da rede municipal de ensino

Curso de Didática Específica de Matemática, além de valorizar, busca potencializar a capacidade dos profissionais da educação em desenvolver o raciocínio lógico matemático dos alunos de maneira dinâmica.

Nesta sexta-feira (30), aconteceu o décimo e último encontro presencial do Curso de Didática Específica de Matemática, realizado no Centro de Formação de Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro” e contou com a participação de Professores e Gestores do Ensino Fundamental. As aulas foram ministradas pela Mestra em Educação Profª Annaly Schewtschik, Coaching Educacional, Palestrante em: Educação, Educação Matemática e Avaliação da Aprendizagem.

Face ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a palestrante apresentou uma proposta dinâmica e engajadora. Os trabalhos abordaram principalmente os 28 descritores da matriz de referência da prova de matemática de 5º ano dos SAEB, tais descritores estão distribuídos em quatro unidades temáticas, sendo elas: Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações e Tratamento da Informação.

A fim de preparar os profissionais da educação para um bom trabalho de desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos a fim de torná-los cada vez mais proficientes, os temas foram desenvolvidos em quatro módulos: Geometria, Grandezas e Medidas, Números (Naturais e Racionais),Estatística e Probabilidade, compostos por atividades presenciais, atividades on-line, webinars, além de uma gama de materiais de apoio, simulados e planilhas de monitoramento.

Jogos, literaturas e outras estratégias forma indicadas para problematizar, visualizar, brincar e investigar são de suma importância para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça, pois “o cérebro precisa emocionar antes de aprender”.

O curso ainda continua durante o mês de setembro na modalidade on-line, para que os participantes possam acessar a plataforma, os arquivos, assistir as Webinars e concluir as atividades.