Prefeitura Municipal promove o 1º Seminário sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Evento acontece nesta quinta-feira, na Casa da Cultura.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promove nesta quinta-feira (21), às 19h, o 1º Seminário sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”. O seminário terá a participação da palestrante Heide Struziatto Miranda, Mestre em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais e municipais de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.

As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:

1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;

2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;

3. Avaliações sistemáticas;

4. Gestão, mobilização e controle social.

O município de Pereira Barreto conta com o coordenador, Moacir Ferreira Amorim e  2 orientadoras de estudo, as professoras Maria José Carneiro e Eliana Hara de Carvalho Rabello que recebem formação da UNESP de São José do Rio Preto e orientam 34 professores, todos da Rede Municipal. A formação terá duração de 2 anos, totalizando 360 horas.