Prefeitura Municipal promoveu palestra com gestores da Educação Municipal

A palestra foi ministrada pela pedagoga Regina Shudo e contou com a participação dos gestores da Educação Municipal de Sud Mennucci.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto realizou nesta quarta-feira (25) um momento de reflexão e formação para os gestores e profissionais da Rede Municipal de Educação dos municípios de Pereira Barreto e Sud Mennucci, que atuam no ensino infantil e primeiro ano, com a professora Regina Shudo. O encontro foi realizado na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”.

A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba da Glória Garcia Carneiro, após dar as boas vindas aos participantes, pontuou a importância deste momento quando a legislação brasileira coloca a educação infantil no foco das discussões sobre o direito à educação e à infância, o que requer do gestor público o apoderamento dessas discussões e enfrentamento dos desafios pedagógicos e administrativos na construção de um bom planejamento para a educação infantil e para as crianças do município.

O professor Luiz Miguel Martins Garcia, Secretário de educação do município de Sud Mennucci agradeceu o empenho e a disponibilidade em receber seus educadores e ressaltou a grande colaboração da Secretária Marialba na busca de ações junto à UNDIME que favorecem a educação em nossa região.

Estiveram presentes ao encontro a Equipe Gestora do Ensino Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Pereira Barreto e Sud Mennucci, os coordenadores e diretores de creches e EMEIs, como também os diretores e coordenadores das EMEBs dos municípios e dos professores dos primeiros anos.

A formação teve como temas o perfil do profissional de educação infantil e o brincar na educação infantil e séries iniciais, e objetivou contribuir com a qualificação da ação docente no sentido de garantir uma aprendizagem efetiva e uma educação de qualidade para a educação infantil, além de subsidiar a reflexão permanente sobre a prática docente, com o exercício da autocrítica da sociedade, da cultura e do conhecimento e expandir progressivamente o potencial de aprendizagem dos profissionais da educação, encorajando-os na perspectiva do aprender a aprender.

A professora Regina Emiko Shudo é pedagoga e Pós-Graduada em metodologia de ensino pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com experiência na área educacional há mais de 27 anos. Foi professora, coordenadora e diretora de instituições de ensino e docente em universidades. Atualmente dedica-se ao trabalho de consultoria para redes de ensino, atua como palestrante em congressos nacionais e internacionais e produz livros didáticos na área da educação infantil e alfabetização.

O evento contou também com a participação dos alunos da EMEI Sítio do Pica-Pau-Amarelo – escola de ensino infantil de tempo integral- oficina de iniciação musical.