Professores da Rede Municipal de Ensino de Pereira Barreto recebem curso de formação

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceira com a FTD  promoveu na última segunda-feira (09)  mais uma formação  para os educadores da rede municipal de ensino. O tema abordado foi  “Retorno às aulas em Tempos de Pandemia: reflexões sobre os grandes desafios”.

O curso foi conduzido pela Profª Dra. Catarina Gonçalves, da Universidade Federal de Recife, em live exclusiva para o município, a fim de fortalecer as relações interpessoais entre professor, aluno e família. As competências socioemocionais foram abordadas e dizem respeito à capacidade de expressar emoções e construir relacionamentos. Estas são essenciais para a saúde e se desenvolvem nas interações do cotidiano.

No atual cenário, é impossível não dar evidência a elas, uma vez que essas competências se manifestam em comportamentos, ações individuais e coletivas, bem como na tomada de decisões e, até mesmo, na forma de enfrentamento de situações adversas. Tanto os servidores, os professores e os alunos, que formam o corpo educacional, como suas famílias necessitam desenvolver competências – como por exemplo, a resiliência, empatia, acolhimento – para esse percurso de adaptação, com ajustes criativos dentro do novo contexto.

De acordo com a Secretaria de Educação, os gestores, professores, funcionários, famílias e os alunos lutaram, reinventaram-se e deram conta de fazer acontecer a educação remota. Todos merecem as maiores honrarias e reconhecimentos diante de tamanha ressignificação e em tão pouco tempo. No próximo dia 16, a Secretaria Municipal de Educação oferecerá a formação aos pais e funcionários da Rede Municipal de Ensino.