Professores da Rede Municipal de Ensino receberam orientações sobre a Saúde e o Comportamento Vocal

Foto: Secretária de Educação Marialba Carneiro e professores da Rede Municipal de Ensino que receberam orientações sobre a Saúde e o Comportamento Vocal

A comunicação é um fator indispensável para a socialização do homem e a voz desempenha uma importante função neste processo

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, nos dias 20, 27 e 28 do mês de maio, realizou trabalho de orientação sobre a saúde e o comportamento vocal dos Professores da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a Secretaria de Educação, os professores são responsáveis pela transmissão de conhecimentos e experiências aos seus alunos. A voz é um importante instrumento de trabalho, pois além de ser o veículo de transmissão de informações, também deve despertar confiança, autoridade e segurança, os quais influenciarão diretamente no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, é desejável que o professor tenha não somente um bom domínio do conteúdo a ser ministrado, mas também a expressividade indispensável à boa comunicação.

Por isso, torna-se necessário preparar o professor para a grande demanda vocal exigida pela profissão, evitando não somente danos à sua saúde, como também transtornos às instituições de ensino e aos alunos, gerados pelas corriqueiras licenças médicas de professores acometidos por alterações vocais decorrentes do mau uso vocal.

Segundo a Secretária de Educação, Marialba da Glória Garcia Carneiro, “por essa razão, consideramos necessária à realização de um trabalho de orientações sobre a saúde e comportamento vocal dos professores da Rede Municipal de Ensino, levando em consideração as principais medidas de prevenção para a boa saúde da voz”.

A Saúde Vocal envolve os cuidados importantes que o professor deve ter com a sua voz para conservar a sua qualidade e evitar doenças. A principal medida a ser tomada dentro da sala de aula é a Hidratação Vocal, aconselha¬-se beber de 08 a 10 copos de água por dia, durante as aulas, em pequenos goles e em temperatura ambiente. A água reduz a secreção e a sensação de garganta seca, facilitando a emissão da voz e diminuindo o esforço.

Considerando essas orientações, nas datas 20/05, 27/05 e 28/05, foram realizadas as entregas de garrafinhas para a hidratação vocal do professor, com a presença da Secretária de Educação Marialba Carneiro que ressaltou a preocupação da atual administração com a educação municipal.