Professores das EMEB’s de Pereira Barreto participaram da formação “Projeto Elektro nas escolas”

Capacitação aconteceu na última quarta-feira na Secretaria Municipal de Educação.

Sérgio Luiz Guidotti palestrando para os professoresA Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através de uma parceira com a Elektro, capacitou 15 professores e coordenadores das EMEB’s “Profª Celda Mello Oliveira”, “Comendador Hirayuki Enomoto” e “Profª Maria Elza de Aguiar Domingues” na manhã da última quarta-feira (26), na Secretaria Municipal de Educação, através do encontro de formação do “Projeto Elektro nas Escolas”, sob a orientação do capacitador Sr. Sérgio Luiz Guidotti.

O “Projeto Elektro nas Escolas” é um projeto educacional que tem como objetivo principal promover a capacitação de educadores da rede pública e visa a disseminação de informações sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica junto à comunidade escolar.

Além da capacitação dos professores, feita gratuitamente pela Elektro, as escolas participantes também recebem um kit educacional com o material para treinamento dos alunos do ensino fundamental, assim como a visita da Estação Móvel de Ensino, um caminhão todo equipado, que conta com infraestrutura para atuar, simultaneamente, como Laboratório de Eficiência Energética, no qual os alunos poderão aprender mais sobre a origem e a história da eletricidade.

Objetivos:

– Capacitar os professores e coordenadores de escolas públicas municipais da área de concessão da Elektro nos conceitos básicos de educação ambiental e uso eficiente da energia elétrica, de acordo com a metodologia Procel Educação;

– Desenvolver ações educativas para sensibilizar a comunidade escolar para uso eficiente e seguro da energia elétrica e que contribuam para mudanças de hábitos e comportamentos;

– Disseminar os conceitos básicos de uso eficiente e seguro de energia elétrica, com o objetivo de reduzir o desperdício de energia elétrica nas escolas e residências.

– Proporcionar experiência presencial e interativa dos educadores e alunos, nos temas relacionados à energia elétrica e seu uso consciente.

O projeto “Elektro nas Escolas” faz parte do Programa de Eficientização Energética da Elektro realizado de   acordo com as regulamentações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

As ações desenvolvidas pelas escolas com alunos e comunidade serão acompanhadas pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. No dia 20 de Outubro acontecerá outra reunião para a culminância do projeto neste ano e compromisso de continuidade do mesmo, com representantes da Elektro, da  Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba da Glória Garcia Carneiro.