Representantes da Educação Municipal participaram de mais uma formação continuada

Formação foi realizada nesta semana no polo da UNDIME-SP.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação, continua investindo em formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Ensino para que eles possam utilizar seus conhecimentos na aprendizagem dos alunos, colaborando para uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

Nesta semana, o psicólogo Guilherme Davoli, especialista em Didática do Ensino Superior, esteve em São José do Rio Preto, para um encontro com gestores integrantes do polo da UINDIME-SP. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e os coordenadores da educação infantil estiveram presentes.

O evento reuniu cerca de 150 profissionais de educação dos municípios vizinhos, que assistiram à palestra de Guilherme Davoli, cujo tema foi “A importância dos estímulos na primeira infância”. Davoli também é psicoterapeuta, professor de Psicologia da Educação, USP e UNESP e autor de vários livros.

O estímulo na primeira infância tem como função desenvolver as potencialidades das crianças e é realizado por meio do brinquedo, de brincadeiras, de jogos, de exercícios e várias outras maneiras que beneficiam o potencial cerebral da criança, desenvolvendo assim seu lado físico, emocional e intelectual. Uma criança adequadamente estimulada tem mais capacidade de aprendizagem e facilidade em adaptar-se ao seu meio, e de relacionar-se com as outras pessoas.

A primeira infância é uma fase muito importante para o desenvolvimento, em diversos aspectos: físicos, sociais, emocionais, cognitivos, etc. É nessa fase que o cérebro está mais receptivo aos novos estímulos e para adquirir novas habilidades. Na primeira infância o cérebro passa por grandes mudanças. Ele cresce, desenvolve-se e vivência períodos sensíveis para algumas aprendizagens. Por isso, um ambiente com experiências significativas e recursos físicos adequados tornam-se importantes. Porém, mais do que isso, a criança necessita de um lugar intensificado pelo cuidado, pela responsabilidade e pelo afeto de um adulto comprometido.

O papel fundamental dos pais, cuidadores e educadores é o de cuidar, dar e promover um ambiente propício para que o processo natural de desenvolvimento ocorra positivamente, bem como, assumir a sua função e responsabilidade na contribuição externa neste mesmo processo.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]