Reunião de Planejamento da Educação Municipal foi realizada na última semana

Encontro aconteceu na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” e contou com a presença de toda a equipe gestora da Rede Municipal de Ensino.

A Equipe Municipal de Educação reuniu-se na última semana, na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”, para o Planejamento das atividades para o ano letivo de 2016. Foram realizados momentos de estudos, reflexão e programação das ações a fim de organizar o ano letivo.

Na Educação Infantil, refletiu-se sobre a base Nacional Comum Curricular, na qual enfatiza a importância do Ensino Infantil com o lúdico como base da aprendizagem significativa e prazerosa, respeitando os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se, vivenciando atividades desenvolvidas em sala de aula. E no Ensino Fundamental, foram realizadas nas unidades a retrospectiva das avaliações diagnósticas do final de 2015, situando os níveis de leitura, escrita e matemática dos alunos e organizado a rotina escolar para 2016.

A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro, recebeu toda a equipe integrante da Rede Municipal de Ensino, na Casa da Cultura desejando um ano letivo de muitas realizações e reflexões na busca do objetivo maior, que é o desenvolvimento dos alunos e também destacou a necessidade da atuação de todos neste momento de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti.

Em seguida, os presentes puderam participaram da Palestra “A Arte de Transformar Menos em Mais na Educação” com o palestrante Dalmir Sant’Ana, professor e mágico profissional que provocou reflexões, que certamente tocaram o coração e a mente de todos para que estejam abertos à auto avaliação e consequentemente, a uma transformação.

O evento também contou com a presença do professor Luciano Roberto Rocha que discorreu sobre a função social da escola, a situação do aprendizado nos anos iniciais, fator de uma escola de qualidade, o processo de aprendizagem, como trabalhar os descritores de língua portuguesa e matemática e análise de resultados de avaliações diagnósticas.

Na última semana, também foram realizadas atividades com foco no plano de Gestão. A partir das análises das necessidades de cada unidade, foram desencadeados ações e projetos anuais principalmente na área ambiental, como prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti causador da dengue, Zika Vírus e Chikungunya, e suas consequências para a saúde do ser humano.

nishiyama 006 7a7b0