Reunião define estratégias de combate à violência nas escolas da rede municipal de ensino

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria de Educação, reuniu a equipe gestora das escolas da rede municipal de ensino para estabelecer plano de ação e prevenção à violência nas unidades escolares. A Secretária de Educação, Maria José Carneiro, informou que algumas estratégias emergenciais já foram implementadas pela em parceria com a Polícia Militar para prevenção e combate à violência nas escolas. No entanto, pensando em ações permanentes, a equipe de gestores da educação municipal reuniu-se na última terça-feira (18), no Centro de Formação dos Professores “Profª Nilse Emília Garcia Carneiro”.

Na ocasião, os gestores escolares foram recebidos com dinâmicas de acolhimento e escuta ativa para que pudessem expressar suas angústias e anseios diante do contexto em que a educação brasileira foi submetida nos últimos dias. Considerando as especificidades das unidades escolares da rede municipal de ensino, foram promovidas algumas reflexões voltadas ao fortalecimento das ações de combate à violência que serão estruturadas num plano de segurança a ser elaborado pelas equipes escolares. O espaço escolar é um lugar de afeto, desenvolvimento e formação de cidadãos. Representa um local acolhedor, seguro e democrático, promovendo aprendizagens, vivências, convivências, cuidado, socialização, inclusão e respeito às diferenças, ou seja, um local com forte potencial na construção de um futuro melhor.

A Educação é um direito fundamental de todo indivíduo, e não podemos permitir que  as pessoas abram mão desse direito por medo. Para mudar esse cenário, não basta elevar os muros, implantar sistemas de segurança e monitoramento, tudo isso é importante para a prevenção de riscos, mas precisamos também olhar para as crianças e adolescentes de forma atenta, enxergar suas necessidades físicas, afetivas, cognitivas, emocionais, psicológicas e sociais. Para tanto, todos os olhares da família, da escola e da sociedade são extremamente relevantes na garantia de proteção e na promoção de desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes de forma adequada.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]