Reunião na Casa da Cultura discutirá as diretrizes do Plano de Ações Articuladas (PAR)

Mais de 60 municípios da região confirmaram presença no evento que acontece nesta sexta-feira.

Nesta sexta-feira (24), Pereira Barreto estará sediando um encontro de formação para secretários de educação e profissionais da região. Até a presente data  foram confirmadas as presenças de 69 municípios que serão capacitados pela representante do FNDE/MEC que estará  na Casa da Cultura “Aristeu Custódio Moreira” neste encontro de formação que foi uma conquista da  UNDIME de São Paulo  que neste ato será representada pela Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação Marialba Carneiro que salienta: “O PAR trata-se de uma ferramenta que possibilita aos municípios identificar suas fragilidades e assim potencializar ações que visam contribuir para o avanço da aprendizagem de nossas crianças”.

Com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), as transferências voluntárias de recursos para a educação básica e a assistência técnica do Ministério da Educação(MEC) passaram a estar vinculadas à adesão dos Estados e Municípios e Distrito Federal ao Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação e à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas.

O PAR configura-se como um Planejamento dinâmico da educação dos Municípios em caráter plurianual e seu processo de elaboração é democrático e participativo, contando com a presença dos gestores, representantes da sociedade civil e educadores locais, onde numa gestão participativa qualifica e valoriza os profissionais e favorece no atendimento às prioridades de cada município através de um diagnóstico minucioso da realidade educacional local.

Reunião da Educação acontecerá na Casa da Cultura