Reunião pedagógica de acolhimento será realizada com profissionais da Rede Municipal de Ensino em Pereira Barreto

Com o objetivo de promover e proporcionar uma abertura de diálogo e cooperação nas unidades escolares será realizada na próxima segunda-feira (4) um encontro on-line entre gestores, professores e funcionários. A reunião terá como tema: Gestão das Emoções no contexto atual discutido com o professor Ms. Ailton Dias. “O cenário educacional está em transformação. Hoje, percebemos com maior clareza que as competências e habilidades socioemocionais são essenciais em qualquer aspecto da vida humana, inclusive para o desenvolvimento de competências com viés acadêmico, cognitivo e científico”, destacou a Secretária de Educação Maria José Carneiro.

De acordo com ela, a Base Nacional Comum Curricular está trazendo diversas mudanças significativas para a educação brasileira. “Uma das mais importantes talvez seja a valorização das competências e das habilidades socioemocionais, que ganham mais espaço e visibilidade em um documento normativo oficial. As competências socioemocionais aparecem ao longo de toda a BNCC – das competências gerais às competências e habilidades específicas”, continuou.

Maria José destacou ainda que os professores estiveram desempenhando papel central na viabilização das atividades remotas e na criação de estratégias que mantenham o vínculo entre escola, família e estudantes durante a pandemia. “Ampliar o conhecimento sobre as emoções, aumentar a percepção de suas próprias reações e desenvolver melhores formas de lidar com as situações difíceis podem diminuir as reações de estresse”, concluiu.