Secretaria Municipal de Educação de Pereira Barreto realizou reuniões de Planejamento do ano letivo na última semana

Palestras foram realizadas com os professores da Rede Municipal de Ensino.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última semana, reuniões junto aos professores e gestores da Rede Municipal de Ensino, para definir o planejamento do ano letivo de 2019. Docentes do Ensino Fundamental reuniram-se no Anfiteatro da EMEB “Com. Hirayuki Enomoto” e o encontro dos docentes da Educação Infantil aconteceu na Casa da Cultura “Aristeu Custódio Moreira”.

A educação é um fator que deve ser pensado e construído por meio de processos. Afinal, exerce um papel de fundamental importância em nossa sociedade, contribuindo na aquisição dos conhecimentos e na formação de cidadãos mais conscientes. Por isso, o planejamento pedagógico é uma das ferramentas essenciais para a obtenção de um processo educacional democrático e eficiente.

O planejamento pedagógico é a programação para o ano letivo, portanto ocorre logo no início do período. Esse planejamento conta com bastante relevância e surge a partir do momento que determinadas metas e objetivos são propostos pela escola.

Para um planejamento pedagógico eficiente, é importante dar início a esse processo a partir da análise dos resultados do ano anterior, momento em que a equipe de profissionais da educação efetua a avaliação do que deu certo e errado, de acordo com as ações do último plano.

Diante desta perspectiva, nessa última semana, os Docentes do Ensino Fundamental reuniram-se no Anfiteatro da EMEB “Comendador Hirayuki Enomoto”, e o encontro dos Docentes da Educação Infantil aconteceu na Casa da Cultura “Aristeu Custódio Moreira”, onde puderam participar das Formações Pedagógicas no Planejamento do ano letivo de 2019.

Com o objetivo de aprimorar ainda mais a prática docente, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e em parceria com a SOMOS Educação, promoveu momentos de formação, onde a equipe da educação infantil esteve com a palestrante Psicóloga Luciene Cristina Fermiano, que proporcionou valiosas reflexões, acerca das dificuldades de aprendizagem,  transtornos mentais, deficiências intelectuais e transtornos invasivos do desenvolvimento infantil. A palestrante enfatizou ainda as possíveis causas, as formas de diagnóstico junto aos diferentes especialistas e as possibilidades de tratamento, bem como a importância da parceria entre escola e família para favorecer as intervenções necessárias ao bom desenvolvimento da criança.

A equipe do Ensino Fundamental, participou de um Workshop com o palestrante Professor Jesus Lopes de Souza, Mestre em Educação. O tema voltado para os descritores de matemática do SAEB, foi abordado de maneira dinâmica, sugerindo o desenvolvimento de uma boa didática em sala de aula, capaz de despertar o interesse dos alunos em aprender. O palestrante destacou a importância da ludicidade no ensino-aprendizagem, assim como no desenvolvimento integral da criança.

Os especialistas em Educação Física também foram contemplados com as contribuições do Professor Jesus Lopes de Souza, que tratou com relevância o tema Psicomotricidade. Ressaltando que a educação psicomotora abrange todas as aprendizagens da criança, tornando-se indispensável, pois os elementos básicos são utilizados com frequência. O desenvolvimento do esquema corporal, a lateralidade, a estruturação espacial, a orientação temporal e a pré-escrita são fundamentais na aprendizagem. A interação aconteceu de forma criativa, onde os participantes puderam trocar ideias, baseadas nas próprias experiências.

Na sexta-feira (15), os professores se reuniram nas Unidades Escolares, a fim de analisar os resultados obtidos no ano anterior, com foco nas metas e ações para o ano letivo de 2019.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]