Educação realizou oficina de replanejamento escolar

Evento foi realizado nesta semana junto aos professores da Rede Municipal de Ensino.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou reuniões de replanejamento na Rede Municipal de Educação, onde professores e gestores escolares se reuniram para revisitar o processo pedagógico. Essa atividade, embora seja sempre desafiadora, não deve ser vista como mera burocracia: é o melhor momento para que todos os atores envolvidos no processo educacional estejam juntos para repensar a escola e sua missão e quais finalidades desejam atingir.

O replanejamento possibilita uma reflexão dos objetivos, metas e ações já traçadas, assim como seus resultados, favorecendo a discussão de novas propostas de ação a partir das necessidades diagnosticadas. O replanejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Deve ser momento de troca de ideias, de renovação, inspiração, criatividade, alegria para recomeçar bem!

O momento contou com a participação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores do Ensino Infantil e Fundamental. A Educação Infantil participou da Oficina: “O despertar pelo gosto da leitura na Educação Infantil – o lúdico com intencionalidade pedagógica” no Centro de Formação de Professores “Nilse Emília Garcia Carneiro” com o contador de histórias Rodrigo Libanio. Para o Ensino Fundamental foi realizada a oficina de “Descritores de Língua Portuguesa – Estratégias para superar as defasagens” com a formadora Roberta Date no auditório da EMEB “Com. Hirayuki Enomoto”.

As oficinas foram oferecidas pela empresa “Somos Educação” parceira do município e fazem parte do Programa de Formação Continuada dos professores e gestores da rede municipal de ensino. A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação prioriza a formação dos professores como ferramenta principal com o objetivo de impulsionar a aprendizagem de todos os alunos.