Equipe de Ciclismo participará da 7ª Volta do Futuro e 2ª Volta Feminina do Brasil.

A prova terá 226 atletas divididos pelas categorias em disputa.

equipe de Ciclismo do Departamento de Esportes da Prefeitura MunicipalA equipe de Ciclismo do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal embarcou na tarde desta quinta-feira, rumo a cidade de São Carlos, para participar da 7ª Volta Ciclística do Futuro e a 2ª Volta Ciclística Feminina Brasil, competições que acontecem a partir desta sexta-feira (18) com a marca recorde de 226 ciclistas inscritos nesta edição das provas.

Os principais nomes do país na categoria de base e na Elite feminino participarão das provas, que terão como sede o Parque Eco-Esportivo do Damha, onde também são realizadas etapas do Tour do Brasil. A programação de provas começa, a partir das 8h, bem agitada, com uma prova contrarrelógio pela manhã e de circuito à tarde.

Para os organizadores, a presença de tantos ciclistas confirma a expectativa de todos, especialmente nas categorias de base, o que mostra o grande trabalho que vem sendo realizado no país. Segundo o diretor-técnico da Federação Paulista de Ciclismo, “a categoria com maior número de inscritos é a Juvenil masculino, com nada menos do que 86 atletas, seguida pela Junior, também masculino, com 71. No feminino serão cerca de 50 atletas. Vale lembrar que as duas disputas contarão pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)”, destaca Gilson Alvaristo.

A programação do primeiro dia prevê, na manhã desta sexta, a prova de contrarrelógio individual, primeira etapa, com percurso de 6 km (uma volta) no Parque do Damha. O sorteio de largada foi feito no Congresso Técnico e a ordem de categorias é a seguinte: Infanto, Juvenil, Junior e Elite feminino. A segunda etapa será no mesmo, dia, a partir das 13h30, em um circuito de 6 km. Serão 18 km para o Infanto-Juvenil; 30 km para Juvenil masculino e feminino e Junior feminino; e 48 km para os atletas do Junior masculino e da Elite feminino.

No sábado, 19, esta programada a terceira etapa, com uma prova de estrada entre Água Vermelha/Santa Eudóxia/Água Vermelha (41,2 km), a partir das 8h, sendo que a Elite e a Junior Masculino cumprirão 82,4 km (duas voltas). No domingo, dia 20, uma nova prova de circuito fechará as duas competições. Será no Damha, em circuito, com percurso de 9 km. Estão previstas três voltas para o Infanto-Juvenil, quatro para Juvenil, e dez para Elite Feminino e Junior Masculino, esta totalizando 72 km.

A Volta do Futuro tem como meta revelar novos valores para o esporte e vem conseguindo sucesso nos últimos seis anos. Quanto às mulheres, a Volta Ciclística Feminina do Brasil busca valorizar o ciclismo feminino com uma competição própria e com infraestrutura das grandes eventos nacionais. A categoria largará junto com o grupo da Junior Masculino, reunindo as principais ciclistas do país.