Equipes de Pereira Barreto embarcaram para a disputa dos 78º Jogos Abertos do Interior

Pereira Barreto este ano competirá em cinco modalidades.

A Delegação de Pereira Barreto embarcou na manhã desta terça-feira (18) para a disputa dos 78º Jogos Abertos do Interior, que serão disputados na cidade de Bauru. Neste ano, Pereira Barreto competirá em cinco modalidades: Damas Misto, Judô Masculino e Feminino, Ciclismo Masculino e Feminino, Handebol Adulto Masculino e Ginástica Rítmica Feminino.

O embarque dos atletas pereira-barretenses aconteceu em frente ao Ginásio Municipal de Esportes “Stélio Maia”. Considerado um dos maiores eventos esportivos da América Latina, os Jogos Abertos serão realizados de 17 a 29 de Novembro, com participação de equipes de 240 municípios do Estado de São Paulo. A estimativa dos organizadores é que cerca de 20 mil pessoas, entre atletas, membros de comissões técnicas, árbitros e dirigentes, sigam para as disputas de 25 modalidades oficiais.

A história dos Jogos Abertos do Interior começou em 1936, quando foi organizada a primeira edição da competição, em Monte Alto, interior de São Paulo. Nesses 78 anos, apenas uma vez os Jogos Abertos não aconteceram. Foi em 1989, quando uma greve de professores da rede estadual de ensino inviabilizou a utilização das escolas estaduais como alojamento. As competições voltaram no ano seguinte, com a disputa na cidade de Araçatuba.

Em 2008, uma novidade importante foi implantada: a separação das cidades em duas divisões. Naquele ano, 12 cidades participaram da 1ª Divisão, enquanto o restante esteve na 2ª Divisão.

Desde então, essa estrutura foi mantida, e neste os Jogos terão 14 representantes na 1ª Divisão: a cidade sede, as campeãs das oito regiões esportivas que disputam os Jogos Regionais, a campeã, a vice e a terceira colocada na 1ª Divisão dos Jogos Abertos de 2012 e as duas melhores cidades da 2ª Divisão de 2012.