Federação Aquática Paulista confirma realização da Travessia a Nado do Canal de Pereira Barreto na próxima semana

Realização da travessia terá adoção de todas as medidas de segurança e distanciamento contra a Covid-19.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Secretaria Estadual de Transporte e Logística, Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, e com os apoios da Capitania dos Portos (Marinha do Brasil), da Tijoá Energia e do Corpo de Bombeiros, realizará a 14ª edição da Travessia a Nado do Canal de Pereira Barreto.

O evento está marcado para acontecer no dia 6 de Dezembro, domingo, a partir das 9h. A travessia terá toda estrutural montada pela Prefeitura Municipal, e esta sendo organizada pela Federação Aquática Paulista (FAP), que confirmou a realização da travessia. Para isso, serão adotadas todas as medidas de enfrentamento a pandemia do Covid-19, com distanciamento, e recomendações inseridas no Plano São Paulo, do Governo Estadual.

Com grande destaque no Estado de São Paulo, o evento foi retomado no último ano após ser reinserido no calendário de eventos do município e contou com três tipos de provas a de 1 km, a de 3 km e a de 9,6 km, que é a extensão total do canal “Deuclécio Bispo dos Santos“.

No último ano o evento contou com a participação de cerca de 100 atletas vindos de várias cidades do Estado de São Paulo, além dos atletas pereira-barretenses. Ao todo cerca de 3 mil pessoas entre organizadores, atletas e o público estiveram no Porto Fluvial de Pereira Barreto prestigiando a travessia.

Esse ano, os organizadores da 14ª Travessia terão alguns desafios para adaptar o evento, devido a pandemia do Coronavírus (Covid-19), entre eles a coordenação de um número menor de público presente no local que deverá respeitar o distanciamento social e realizar a higienização das mãos com álcool em gel. Outra adaptação que a travessia sofrerá este ano, será quanto as inscrições de participantes que deverá se limitar a 75 nadadores. Já a prova para a categoria com participantes acima de 60 anos de idade, não será realizada.

Mesmo com todas as limitações para o evento, o município de Pereira Barreto foi o único contemplado este ano para realizar a travessia, sendo assim, deverá receber nadadores de várias cidades de São Paulo e de outros estados, haja visto que, o evento, nos municípios de Ilha Bela e Panorama, por exemplo, que são tradicionais no estado e concentram grandes números de nadadores, não puderam ser realizados.

Os nadadores deverão fazer suas inscrições através do site https://www.ativo.com/calendario/todos/america-do-sul/br/sp/pereira-barreto/travessia/38008/travessia-a-nado-do-canal-de-pereira-barreto-2020 . A 14ª Travessia do Canal de Pereira Barreto terá medalha de participação será fornecida juntamente com o kit do atleta e medalhas diferenciadas para os 3 primeiros colocados de cada categoria e sexo nas provas de 1km e 3 km, além de troféu para os 3 primeiros colocados da prova de 9,6 km, em ambas as categorias.

A competição é realizada no Canal “Deuclécio Bispo dos Santos”, o popular Canal de Pereira Barreto. O canal teve sua construção iniciada no início da década de 80, e tinha por objetivo interligar duas Bacias hidrográficas: a do Rio Tietê e a do Rio Paraná, através do Rio São José dos Dourados. O Canal Pereira Barreto tem 9.600 metros de comprimento, sendo considerado o segundo maior canal artificial do mundo e interliga os reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos, propiciando a operação energética integrada dos dois aproveitamentos hidrelétricos.