Projeto Social de Muay Thai realiza evento para encerramento do primeiro semestre de atividades em Pereira Barreto

O projeto social de Muay Thai da Estância Turística de Pereira Barreto encerrou o primeiro semestre deste ano no último dia 5, com um evento com os atletas e autoridades da cidade. O projeto, que tem a liderança e orientação do professor Gabriel Curcio, tem como objetivo ensinar essa milenar arte marcial para crianças e adolescentes da cidade e tem se destacado por proporcionar uma oportunidade única para os jovens do município.

Com o intuito de afastar as crianças e adolescentes das ruas e oferecer-lhes uma atividade que promova o desenvolvimento físico, mental e emocional, o projeto social de Muay Thai tem sido um verdadeiro sucesso. A disciplina, o companheirismo, a responsabilidade e o respeito são valores fundamentais transmitidos durante as aulas, ajudando a formar cidadãos conscientes e engajados.

O evento de encerramento do semestre contou com a presença dos vereadores Virgílio Trentin e Giba do Circular, bem como os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes participantes. Cada participante recebeu uma medalha de reconhecimento pelo seu empenho e dedicação. Além disso, brindes especiais foram distribuídos para incentivar ainda mais os alunos a continuarem se dedicando ao Muay Thai e aproveitando os benefícios proporcionados pela prática da arte marcial.

Durante o evento, o Professor Gabriel Curcio expressou sua gratidão pelo apoio recebido da prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, em especial do Diretor do Departamento de Esportes, Flávio Alves, e do vereador Virgílio Trentin. Ele ressaltou a importância do projeto social de Muay Thai como uma ferramenta de transformação na vida das crianças e adolescentes, proporcionando a eles uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e de construção de um futuro promissor.

O vereador Virgílio Trentin, que intermediou o processo de formalização do projeto junto à prefeitura, também se pronunciou durante o evento, destacando a importância de iniciativas como essa para a comunidade e aquilo era um fruto merecido que o treinador colhia pelo belo trabalho que sempre desenvolveu em nossa cidade. Ele ressaltou o compromisso da administração municipal em apoiar projetos sociais que contribuem para a formação integral dos jovens e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O encerramento do semestre do projeto social de Muay Thai em Pereira Barreto foi um momento de celebração, que evidenciou os resultados positivos alcançados e reafirmou o compromisso de todos os envolvidos em oferecer às crianças e adolescentes uma oportunidade de transformação por meio do esporte. “O trabalho incansável do professor Gabriel Curcio e o apoio da prefeitura e dos vereadores são fundamentais para o sucesso contínuo do projeto, que tem o potencial de impactar positivamente a vida de muitos jovens da cidade”, destacou o vereador Virgílio.

Gabriel Curcio

O professor Gabriel Curcio, de 37 anos, além de ser praticante de Karatê Kyokushin e Kickboxing desde os 16 anos, com o Sensei Edivan Souto, mestre da região do Jabaquara, zona sul de São Paulo, iniciou sua jornada no Muay Thai em 2013, sob a orientação do Mestre Junior Macaco, atual diretor de Esportes de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Atualmente é filiado à renomada equipe Tribo de Judá Muay Thai desde 2018, comandada pelo mestre Diego Lima, com sede em São José do Rio Preto, Gabriel acumula em seu currículo 14 lutas de Muay Thai, com 7 vitórias, 5 derrotas e 2 empates. Sua experiência no esporte e sua paixão por ensinar tornam-no um líder inspirador para as crianças e adolescentes envolvidos no projeto.

Desde 2016, Gabriel Curcio é residente em Pereira Barreto, tendo se mudado para a cidade com o objetivo de ficar mais próximo de seu filho. Desde que chegou, ele tem se dedicado a um projeto social independente, que há seis meses, graças ao apoio do vereador Virgílio Trentin e do diretor do Departamento de Esportes Flávio Alves, foi formalizado pela prefeitura e rendeu seus primeiros frutos.

As aulas de Muay Thai do projeto acontecem três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, e atualmente contam com a participação de 45 crianças inscritas. A cada semestre, é realizado um campeonato interno, onde os alunos são avaliados em critérios como disciplina, desenvolvimento técnico e apoio aos colegas de treino. Após o pequeno campeonato, também ocorre uma especial confraternização, onde são entregues medalhas e troféus para os participantes.