Travessia a Nado do Canal de Pereira Barreto acontece no dia 12 de dezembro

A Tradicional Travessia a Nado do Canal de Pereira Barreto acontece no dia 12 de dezembro. A prova, que inicialmente estava programada para acontecer no dia 5 de dezembro, foi adiada para não coincidir com as competições da Fase Final da Copa de Futsal de São Paulo que será sediada no município.

Essa será a 15ª edição da competição que é estruturada pela Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através do Departamento de Esportes em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, Secretaria Estadual de Transporte e Logística, Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, e com os apoios da Capitania dos Portos (Marinha do Brasil), da Tijoá Energia e do Corpo de Bombeiros. Toda organização é feita pela Federação Aquática Paulista.

O evento atrai nadadores de todo Brasil. No ano passado, devido a pandemia, a participação foi limitada em 70 atletas. Para esta edição as inscrições não serão limitadas. O Diretor de Esportes do Município, professor Duno, diz que a expectativa é de que 120 atletas disputem as provas. São disputadas categorias femininas e masculinas em competições de 1 km, 3 km e 9,6 km.

A Travessia acontece no Canal “Deuclécio Bispo dos Santos”, o popular Canal de Pereira Barreto. Sua construção teve início na década de 80 com o objetivo de interligar duas Bacias hidrográficas: a do Rio Tietê e a do Rio Paraná, através do Rio São José dos Dourados.

O Canal Pereira Barreto tem 9.600 metros de comprimento e é considerado o segundo maior canal artificial do mundo e interliga os reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos, propiciando a operação energética integrada dos dois aproveitamentos hidrelétricos.