Os alunos do 2º ano do ensino fundamental – anos iniciais – estão realizando a Avaliação da Fluência Leitora de entrada 2025 que mede o nível de leitura e compreensão de textos escritos. Todas as unidades de ensino têm entre 17 e 30 de março para aplicar a avaliação . O objetivo é identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. São observados o entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar, a partir da habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
A aplicação do teste é totalmente digital e será realizada por meio do aplicativo desenvolvido pelo CAEd. O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) é um centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que reúne professores, pesquisadores e colaboradores atuantes nas áreas de avaliação e políticas públicas educacionais. Os professores da rede municipal de Pereira Barreto serão responsáveis por gravar os estudantes individualmente enquanto leem os materiais solicitados. Em seguida, as informações coletadas serão enviadas para um banco de dados específico. Cada teste terá uma duração de cinco a dez minutos. Após a aplicação e compilação dos resultados, os dados servirão para diagnosticar parte do processo de alfabetização e subsidiar análises e propostas de intervenção pedagógica e políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
A meta do governo paulista é ter 90% de crianças leitoras até o fim de 2026. Para isso, ao longo do ano a SEDUC-SP ofertou às prefeituras parceiras cursos de formação continuada a professores, material didático padronizado e acesso a plataformas de leitura.
São consideradas leitoras fluentes aqueles que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.







