Nesta terça-feira (02), gestores da Educação Infantil dos municípios de Pereira Barreto e Sud Mennucci participaram do 1º Encontro de Formação do Programa Nacional Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) – Aprofundamento. O evento foi realizado no Centro de Formação do Professor, em Pereira Barreto, em parceria com a UNESP de Presidente Prudente.
A iniciativa reuniu profissionais da educação com o objetivo de aprofundar os estudos sobre as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC).
Formação e reflexões
Com o tema central “A linguagem escrita como prática social”, o encontro promoveu reflexões e debates a partir de cinco eixos fundamentais:
- O cotidiano como currículo;
- A organização do ambiente para as experiências das crianças;
- Ludicidade e brincadeira;
- A comunidade dentro e fora da escola;
- Protagonismo compartilhado entre crianças e professores.
A formação teve como foco o fortalecimento do trabalho pedagógico na pré-escola, respeitando a infância, o brincar e o papel central da linguagem escrita nesse processo.
Compromisso com a infância
O Programa LEEI tem como missão reconhecer e incentivar práticas pedagógicas que compreendam a linguagem escrita como uma construção social, vivida desde os primeiros anos de escolaridade. A participação ativa dos municípios nessa etapa de aprofundamento demonstra o engajamento coletivo com a valorização da infância e com a alfabetização desde a Educação Infantil.


