Polícia Militar entrega certificado do PROERD para cerca de 350 alunos das 5ª e 7ª séries do ensino fundamental em Pereira Barreto

O 28º Batalhão de Polícia Militar do Interior em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pereira Barreto realizou, na manhã desta quinta-feira (24), a formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) para cerca de 350 alunos das 5ª e 7ª séries do ensino fundamental de Pereira Barreto. A solenidade aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes e contou com a presença dos pais e autoridades locais.

Os estudantes receberam, um a um, um certificado que oficializa o compromisso para que digam “Não” as drogas. Na sequência, foram lidas as melhores redações sobre o tema escritas pelos alunos em sala de aula. Os formandos também fizeram um juramento firmando um compromisso de manter-ser longe das drogas. O ato foi conduzido pela aluna  Vitória Ohori do 5º ano “B” da EMEB Prof ª Celda Mello de Oliveira.

Todo evento foi abrilhantado pela Banda Regimental de Música do CPI 10 da cidade de Araçatuba. Os policiais animaram os formandos com as músicas fizeram a garotada soltar a voz.

Escolas Participantes

– EMEB Celda Mello Oliveira

– EMEB Fazenda Esmeralda

– EMEB Hirayuki Enomoto

– EMEB Maria Elza de Aguiar Domingues

– Colégio XI De Agosto

Redações Premiadas

EMEB Celda Mello Oliveira

Aluna 5º ano ‘A’ – Maria Eduarda da Silva Costa Pessoa.

Aluna 5º ano ‘B’ – Maria Sophia Carvalho de Oliveira, e a  professora Rosana.

Aluna 5º ano ‘C’ – Maysa Vitoria Matias de Oliveira e o  professor Vaglan.

– EMEB fazenda Esmeralda

Alunas do 5º ano – Anna Jhulia da Silva Araujo e Ana Laura Pereira Sabino

– EMEB Comendador  Hirayuki Enomoto

Aluna do 5º ano “A” – Anna Clara Moraes de Oliveira

Aluna do 5º ano “B” – Manoela Yamaguchi Silva

Aluno do 5º ano “C” – Thiago Rodrigo da Silva

Aluna do 5º ano “D” – Kamilly Victória Lima da Silva Ribeiro

Aluna do 5º ano “E” – Vitória Bispo Nascimento

– EMEB Maria Elza de Aguiar Domingues

Aluna do 5º ano “A” – Lorena Cristiny de Moura de Souza

Aluna do 5º ano “B” – Sophia de Oliveira Silva

Aluna do 5º ano “C” – Isabela da Silva de Souza

Aluno do 5º “D” – João Heitor Prudente Cavalcanti

Aluna do 5º ano “E” – Julia Karoliny Souza Ferreira

– Colégio XI de Agosto

Aluno do 5º ano – Murilo Pelais Medeiro

Aluna do 7º ano “A” – Sophia de Almeida da Silva Santos

Aluna do 7º ano “B” – Bruna Rossignoli Marques

PROERD

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Seu objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças no 5º e do 7º ano do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em que eles podem confiar. Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis. Suas lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia.

Confira as fotos do evento registradas por Paulo Nishiyama.