Prefeito Joãozinho reúne secretariado e mobiliza gestores para combater a dengue em Pereira Barreto

Cada secretaria passa a ter uma responsabilidade para conter o avanço da doença no município.

Prefeito Joãozinho reúne secretariado e membros das equipes de Saúde.

O Prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, Joãozinho, convocou todos os secretários da Administração Municipal para uma reunião para rediscutir estratégias visando conter o avanço do número de casos de dengue no município. A reunião foi realizada na tarde desta terça-feira (29), na Sala de Reuniões da UBS III “Dr. Dermival Franceschi” – Centro de Saúde.

Na reunião, o Prefeito Joãozinho exigiu foco total no trabalho de redução dos focos criadouros do mosquito Aedes aegypti, e ordenou que cada secretaria disponibilize uma equipe e adote ações específicas para conter o avanço de casos de dengue, unindo as forças dos gestores municipais para amenizar o problema no município.

Uma das medidas que serão adotadas é aplicação de um inseticida, que é o mesmo da forma costal utilizado pelos agentes de saúde. Esse material será aplicado em toda a cidade pela equipe da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) e vale ressaltar que não é o conhecido fumacê. Ciente de que a ação elimina somente o alado do Aedes aegypti, o Prefeito Joãozinho solicitou que as equipes das secretarias da Administração Municipal adotem medidas para mobilizar a população a limpar as residências e verificar a existência de focos criadouros do mosquito transmissor da dengue.

A ideia inicial é que as equipes de saúde façam visitas em todas as casas durante uma semana, olhando quintais e terrenos. Os secretários deverão fazer a fiscalização dos prédios públicos municipais que eles e suas equipes ocupam, além de vistoriar terrenos da municipalidade.

Todas as secretarias estarão empenhadas oferecendo recursos humanos, veículos, maquinários, além de orientaram a população, através dos mais diversos meios de comunicação, como redes sociais, órgãos da imprensa escrita e falada, além de ações em diversos pontos de circulação de público.

O Prefeito Joãozinho fez atribuições para cada secretaria, trançando metas para cada pasta da Prefeitura Municipal. A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento terá uma equipe para realizar serviços de roçagem com trator. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos irá disponibilizar pessoal e maquinário para auxiliar na limpeza e aplicação de inseticida.

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura terá uma equipe composta por quatro funcionários, carro, trator roçadeira, cortadores e um caminhão para auxiliar a equipe de Vetores da Saúde Municipal. O Departamento Municipal de Esporte cederá dois funcionários para a limpeza e apoio nas escolas municipais. O SAAE colocará a disposição uma equipe com roçadeiras. Já a Secretaria Municipal de Administração irá mobilizar pessoal do setor para ações de divulgação nas ruas com panfletos e orientações para acabar com focos criadouros do mosquito da dengue. A Secretaria Municipal de Assistencia Social também irá contribuir com essa ação, inclusive disponibilizando dois veículos.

A Secretaria de Educação irá realizar um trabalho especial com pais, alunos e professores durante a primeira semana de aulas da Rede Municipal de Ensino para prevenção da dengue. A Secretaria Municipal de Saúde continuará intensificando os trabalhos com os agentes de saúde e a Assessoria de Comunicação irá produzir uma campanha especial para ser veiculada nas emissoras de rádio, carros de som e produção de material para as redes sociais, além da elaboração de um vídeo educativo.

O Prefeito Joãozinho ainda revelou os números da dengue em Pereira Barreto: de 1 de Janeiro até esta terça-feira (29), foram 182 casos de dengue notificados, 98 confirmados, 12 descartados e 72 aguardando resultado. O Prefeito ainda se comprometeu a conversar com representantes da sociedade civil, entidades e empresas de Pereira Barreto para discutir como cada um pode colaborar para conter o avanço da dengue.