10º Concurso de Integração Regional de Karaokê da Noroeste aconteceu neste último domingo em Pereira Barreto.

Engenheiro e ex-vereador Edson Tatsume Sakaue,  Presidente do departamento de Musica da Acep – “Futaba”

Foto: Engenheiro e ex-vereador Edson Tatsume Sakaue,  Presidente do departamento

de Musica da Acep – “Futaba”

O evento da música Japonesa, contou com a participação de 15 cidades da Noroeste Paulista e mais de 170 participantes

Participaram cantores com idade a partir dos 3 e passando do 76 anosDurante o domingo (21), na sede social da ACEP – Associação Cultural e Esportiva de Pereira Barreto aconteceu o 10º Concurso de Integração Regional de Karaokê da Noroeste. O evento que reuniu cantores de diversas cidades da região para difundir um universo brilhante e emocionante que é a interpretação de música Japonesa, contou com a realização da ACEP por meio do Departamento de Música “Futaba” e promoção da Liga Noroeste da Canção Japonesa.

O concurso de Karaokê, aberto ao público, contou com a participação de 15 cidades da Noroeste Paulista, sendo elas: Bauru, Dracena, Birigui, Guararapes, Mirandópolis, Ilha Solteira, Junqueirópolis, Aliança, Andradina, Araçatuba, Lins, Votuporanga, Pereira Barreto, Presidente Prudente e Alvares Machado.

Todas as canções, obrigatoriamente, interpretadas em japonês, em estilos diversificados, trouxe hits da música popular japonesa, que contagiou o público presente. Os participantes com idade a partir dos 3 e passando do 76 anos, proporcionaram a interpretação de belas canções Japonesas. Foram mais de 170 participantes divididos em 21 categorias classificadas em infantil, juvenil, adulto e veterano.

O corpo de jurados foi divididos em dois grupos que se revessavam, sendo o primeiro formado por 5 membros e o segundo por 4. No termino das apresentações do Concurso, aconteceram as Apresentações Especiais: Seiyo Nishimura (Birigui), Marcio Kuwata (Dracena), Takashi Tangoda (Guararapes), Mika Inoue (Pereira Barreto), Ricardo Nitsu, (Bauru), Mary Hassunuma (ACOAS Bauru), Lilian Tagoda (Guararapes) e Sergio Okano (Araçatuba) que fechou cantando a música Kampai.

Foto: O evento reuniu cantores de diversas cidades da regiãoNo pronunciamento na solenidade de abertura, o Presidente da Liga Noroeste da Canção Japonesa, Takashi Tangoda, iniciou dizendo, “o karaokê possibilita novas amizades e graças ao karaokê consegui cultivar grandes amizades, conhecer muitas pessoas e juntar um grupo grande de amigos”. O presidente seguiu dizendo, “estimular e incentivar vocês a continuarem cantando é o nosso objetivo, porque cantar realmente faz bem a saúde e diz um ditado “quem canta os males espantam”, e realmente quando nós estamos aqui, esquecemos todos os problemas lá de fora”. Takashi Tangoda encerrou dizendo, “quero desejar a todos, um bom dia, que todos tenham um dia repleto de alegrias e de boas músicas e que os cantores que vierem apresentar consigam desenvolver e expressar toda a sua técnica através da música”.

Na sequencia o Presidente do departamento de Musica da Acep – “Futaba”, o engenheiro e ex-vereador Edson Tatsume Sakaue, agradeceu os membros da comissão organizadora, que “trabalharam com grande galhardia para a realização deste evento, motivados pela integração entre crianças, jovens e adultos, fortalecendo os laços da cultura oriental trazida por nossos ancestrais”, disse Sakaue, que também agradeceu a participação de todos e a Liga Noroeste da Canção Japonesa, que depositou total confiança, para a realização deste evento em Pereira Barreto.

Para o Presidente da ACEP, Professor Osvaldo Tsuyoshi Kayama, teceu agradecimentos: “com grande satisfação recebemos essa etapa do Concurso de Integração Regional de Karaokê da Noroeste, realizado na Acep. O Departamento de Musica “Futaba”, incentivando a prática de canto, aliado ao lazer, desenvolve a formação intelectual, contribuindo para a difusão da Cultura Japonesa no Brasil”. O Professor Kayama, terminou agradecendo os cantores participantes, os dirigentes e diretores da ACEP, o Prefeito Arnaldo Enomoto, Câmara de Vereadores e os demais colaboradores.

O prefeito Arnaldo Enomoto, mostrou grande satisfação pelo município sediar o 10º Concurso de Integração Regional de Kaokê da Noroeste, “a ACEP mostra sua preocupação e zelo pela arte. A música é uma expressão cultural das mais belas e abrangentes podendo dela participar pessoas de todas as idades, demostrando a possibilidade de aliar a competição à musica, incentivando cada vez mais a riqueza de nosso gente. Parabéns a comissão organizador do Departamento de Música da Acep, que brilhantemente realizou mais este evento em nossa cidade”, concluiu o chefe do executivo.

Midori Inoue, Coordenadora Geral doEvento e o Presidente do Departamento de Música da ACEP, Eng. Edson T. Sakaue

Foto: Midori Inoue, Coordenadora Geral do Evento e o Presidente do

Departamento de Música da ACEP, Eng. Edson T. Sakaue