15º Festival de MPB tem prosseguimento nesta sexta-feira

Trio Macaíba encerra a segunda noite de festival. Catorzes artistas fazem suas apresentações na segunda eliminatória do evento.

O 15º Festival de MPB da Estância Turística de Pereira Barreto foi aberto nesta quinta-feira (15) e tem prosseguimento na noite desta sexta-feira (16), a partir das 20h, no Espaço Multieventos, localizado na Rodovia Padre Valentim Felipe Stefanoni. Nesta sexta-feira, catorze artistas irão se apresentar na segunda eliminatória do festival, que terá sua grande final no sábado (17).

O Trio Macaíba encerra essa segunda noite de festival. O trio foi formado em 2000, por músicos que se conheceram no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, o famoso conservatório de Tatuí (SP). De origens diversas, Beto Corrêa (sanfona e voz); Cléber Almeida (zabumba e voz); e Ramon Vieira (triângulo e voz) dedicam-se à mais tradicional vertente do ritmo, o chamado “forró pé-se-serra”, alusão às áreas onde se desenvolveu o gênero. Suas apresentações contam com composições próprias e interpretações de músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e também Gilberto Gil e Djavan. O grupo tem um cuidado especial com a sonoridade, por isso a formação tradicional com sanfona, triângulo e zabumba. O objetivo é não perder a característica agreste do forró pé-de-serra. Nas apresentações ao vivo, xote, baião, xaxado, côco, quadrilha, rojão e calango são os ritmos predominantes para fazer a “poeira levantar”.

Catorze músicos participam hoje também da segunda eliminatória para a grande final. Neste sábado os cantores Luciana Mello e Jair Oliveira irão fazer um grande show em homenagem ao cantor Jair Rodrigues, que iria encerrar o festival, porém veio a falecer na última quinta-feira.

Os filhos do cantor agora irão prestar uma série de tributos a Jair Rodrigues, e o primeiro deles será em Pereira Barreto, na abertura da grande final do 15º Festival de MPB, no sábado (17). Em seguida os cantores classificados para a final fazem suas apresentações, buscando a vitória em um dos maiores festivais do país.

Luciana Mello e Jair Oliveira gravaram um vídeo especial convidando a população a prestigiarem o festival no sábado. O vídeo está no site oficial da Prefeitura Municipal.

Veja a ordem de apresentação das músicas desta sexta-feira:

01 – Cantiga Segredo

Letra – Teleu