1º Encontro Municipal dos Idosos foi realizado nesta quarta-feira

Evento foi realizado na Casa da Cultura e contou com a apresentação de diversos grupos da terceira idade de Pereira Barreto.

A Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” recebeu na manhã desta quarta-feira (24) o 1º Encontro Municipal dos Idosos, realizado pelo Conselho Municipal do Idoso com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto. O evento reuniu muitas pessoas da terceira idade que compõe os grupos que visam a promoção da qualidade de vida dos idosos, com o intuito de comemorar o Dia do Idoso, que será celebrado no dia 1º de Outubro.

O encontro foi aberto com uma belíssima apresentação da Orquestra Popular Caipira de Pereira Barreto, fundada em 2010 que conta hoje com 40 componentes, sob responsabilidade do maestro Wellington Reginaldo. A orquestra faz parte do Projeto De Bem Com a Vida, e já foi premiada pela Secretaria de Estado da Cultura no ano de 2013. A orquestra conta com o total apoio da Prefeitura Municipal e tem como objetivo realizar apresentações públicas com repertório significativo das músicas do cancioneiro caipira e ribeirinho típicas da cultura Piraquara que fazem parte da memória musical do estado de São Paulo.

Em seguida, o grupo Megumi Kai realizou algumas apresentações com o seu coral e com o grupo de dança sentada. O Megumi Kai foi criado em 1993 com o objetivo de acolher idosos da comunidade japonesa que não dominam a língua portuguesa ou vivem sozinho. O grupo desenvolve atividade com instrumentos musicais, promove ginásticas, danças sênior, oficina de arte, momento de chá, aulas de canto e atividade com mensagens para incentivo.A Orquestra de Violeiros

O Clube dos Idosos Houjin-Kai da Associação Cultura e Esportiva Pereira-barretense (ACEP) também esteve presente com a apresentação de músicas e com os cantores Rokuro Koguchi e Yayoi Massuda. O Houjin-Kai é o grupo da terceira idade da comunidade japonesa, que se reúne mensalmente na ACEP e existe há 33 anos. Nas reuniões mensais do grupo são realizadas atividades de ginástica, jogos para os participantes se exercitarem, karaokê, cafés da tarde, além das comemorações dos aniversariantes de cada mês.

A Bandinha do Lar dos Idosos “Parque Frederico Ozanan” de Pereira Barreto também se apresentou. O Lar dos Idosos é uma obra unida à Sociedade São Vicente de Paula e foi fundada em 1958 por um grupo de vicentinos com o propósito de abrigar idosos. Hoje o lar conta com 28 residentes.

Dança de IntegraçãoO Grupo de Dança Sênior de Pereira Barreto realizou três apresentações que empolgaram o público à Casa da Cultura. O grupo surgiu logo após um curso de Dança Sênior realizado em 2000. O Grupo de Dança Sênior de Pereira Barreto ensaia desde então todas as quartas-feiras e se apresenta em diversas ocasiões dentro e fora do município. No ano passado o grupo participou do Encontro Nacional de Dança Sênior em Joinville, Santa Catarina, e em 2015 completará 15 anos de existência.

A Pastoral da Pessoa Idosa mostrou um pouco do seu trabalho no encontro, através de uma encenação teatral. A Pastoral da Pessoa Idosa de Pereira Barreto foi formado em Junho de 2010 e tem por objetivo, assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas. Atualmente, 13 pessoas fazem parte da pastoral e executam diversas atividades, como promover o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual e cultural dos idosos.

O 1º Encontro Municipal dos Idosos foi encerrado com outra apresentação do grupo Megumi Kai, com duas músicas tocadas pelos integrantes do Handbells (sinos) e da Flauta Doce.

O grupo Megumi Kai

Apresentação do Clube dos Idosos Houjin-Kai da ACEP