A vacina é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências.
A Secretaria Municipal de Saúde de Pereira Barreto informa que as gestantes, pessoas com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos, indígenas, trabalhadores da saúde e doentes crônicos que ainda não se vacinaram contra a gripe, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para se imunizar até o dia 1º de junho.
Inicialmente, a campanha de vacinação terminaria no dia 25 de maio, mas foi prorrogada em uma semana, para que mais pessoas possam se proteger contar a gripe.
A vacina contra a gripe é segura e protege contra os três vírus que mais circularam no Brasil e hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1).
A vacina é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências. Entre os adultos saudáveis, pode prevenir em até 90% os casos de gripe. Já entre os idosos, a vacina pode diminuir as doenças graves em até 60% e as mortes em até 80%. A vacinação reduz, ainda, entre 32% e 45% as hospitalizações, por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade.
A população incluída na campanha precisa se conscientizar sobre a importância da vacinação. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a vacina demora, em média, 15 dias para fazer efeito, as pessoas devem procurar um posto de saúde o mais breve possível. Mesmo porque as temperaturas ainda vão cair, o que propicia uma maior circulação do vírus da influenza entre as pessoas.
As unidades de saúde estarão imunizando a população incluída na campanha até o dia 1º de junho.
Assessoria de Imprensa