Administração Municipal cumpre prazos e já executa o Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Câmara dos Deputados Federais aprovou a ampliação do tempo para os municípios cumprirem o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, porém, em Pereira Barreto, o plano já está em execução.

 

 A Administração Municipal da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto mostra mais uma vez seu compromisso com o meio ambiente e cumpriu rigorosamente os prazos estabelecidos pelo Governo Federal para a política nacional de resíduos sólidos. A Câmara dos Deputados Federais aprovou nesta semana uma prorrogação de prazo para os municípios apresentarem o Plano Municipal de Resíduos Sólidos para 2016, porém, em Pereira Barreto, o plano já foi elaborado e já se encontra em execução no município.

 

O pedido de prorrogação de prazo foi feita pela Confederação Nacional dos Municípios. A maioria alega não ter dinheiro para cumprir o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. A ampliação do prazo ainda tem que ser aprovada pelo Senado. O Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Pereira Barreto foi elaborado com recursos próprios.

 

As medidas propostas para Pereira Barreto foram baseadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Federal n0 12.305/10 bem como o diagnóstico local realizado a partir de 3 estudos de campo e obtenção de dados primários e secundários obtidos junto a Prefeitura Municipal, empresas prestadoras de serviços, empresas particulares correlatas, órgãos ambientais.

 

A gestão de resíduos sólidos é um crescente desafio para a sociedade atual, especialmente para a administração pública em razão da quantidade e diversidade de resíduos, do crescimento populacional e do consumo, da expansão de áreas urbanas e da cultura histórica da aplicação de recursos ineficientes para a gestão ambientalmente adequada dos resíduos.

 

Para a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Sandra Seki, o plano elaborado pela Administração Municipal é excelente: “nosso diagnóstico sobre a política municipal de resíduos sólidos norteia Pereira Barreto, em relação a essa questão, pelos próximos 20 anos. É uma herança nossa para as gerações futuras, que também se beneficiarão da nossa política atual. Foi baseado na Lei Federal e encontra documentos que pautam a adequação do nosso município dentro das normas impostas. Cada vez mais, municípios e governos tem que se dedicar a preservação do meio ambiente, e o gerenciamento de resíduos sólidos que vem sendo implantando aqui em Pereira Barreto, vem de encontro a esses interesses” salientou a Secretária.

 

Para visualizar os documentos do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, acesse o link: https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/plano-municipal-de-gerenciamento-de-residuos-solidos.html

 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]