Agita Galera acontece nesta sexta-feira em Pereira Barreto

Ação busca incentivar a população para a prática de exercícios físicos.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto promove nesta sexta-feira (25) o Agita Galera, evento que mobiliza os alunos e professores das escolas a praticarem exercícios, e conhecerem as vantagens de manter uma vida saudável através da prática regular de atividade física.

A ação ocorre pontualmente na última sexta-feira do mês de Agosto, e encontra-se dentro do Programa Agita São Paulo, nascido da ação conjunta entre as Secretarias de Estado da Educação e da Saúde, com o objetivo de socializar os mais recentes conhecimentos técnico-científicos sobre saúde e incentivar a população para a prática de ações preventivas.

O Programa Agita Galera, é um programa, intersetorial em múltiplos níveis, de combate ao sedentarismo e promoção do estilo de vida saudável no ambiente escolar. Crianças e adolescentes que praticam atividade física podem ter um melhor desempenho acadêmico, é o que indica um estudo publicado em um periódico da Associação Médica Americana.

Segundo a pesquisa, os exercícios e o desempenho escolar tem uma relação positiva, e podem beneficiar o jovem. O benefício aconteceria, porque o exercício físico pode ajudar na cognição, aumentando o fluxo de oxigênio e sangue para o cérebro, e os níveis de endorfinas e noradrenalina, que são neurotransmissores que reduzem o stress e melhoram o humor.

A atividade física, é uma questão de saúde pública, sendo os benefícios de sua  prática, amplamente reconhecidos como:

– Manutenção e desenvolvimento das estruturas ósseas e musculares;

– Aumento da Capacidade Funcional e desempenho fisiológico;

– Controle do peso;

– Combate à hipertensão arterial e diabetes;

– Melhora dos padrões do sono, entre outras.

Diga não ao sedentarismo e comece a praticar alguma atividade física nesta sexta-feira.