AGRICULTURA FAMILIAR: EM PEREIRA BARRETO UMA REALIDADE!

A Agricultura Familiar em Pereira Barreto beneficia as crianças com uma alimentação saudável.

No dia 20 de junho, a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto representada pela Srta Vanessa Tramontano, nutricionista da merenda escolar, esteve presente no Seminário “Compras Públicas dos Produtos da Agricultura Familiar”, promovido pelo ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) na cidade de Andradina. Vanessa participou do evento como membro da mesa redonda do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar: aquisição de gêneros através da Agricultura Familiar. Estavam reunidos neste evento autoridades locais, membros do ITESP, membros de cooperativas, membros da sociedade civil e vários agricultores interessados em fornecer seus produtos para compra pública. Junto a Srta Vanessa compunha a mesa o coordenador de comercialização – SAF/MDA, Srº Manuel Bonduki, a diretora da merenda escolar de Andradina Srª Elaine V. Rodrigues e o presidente da Associação dos Produtores Rurais Renascer de Promissão/SP, Srº Francisco Dantas. De maneira sucinta e clara, Vanessa Tramontano relatou sua vivência junto ao departamento de Merenda Escolar de Pereira Barreto ressaltando todos os pontos que foram necessários para transformar a aquisição de gêneros da agricultura familiar em realidade, onde é preciso lembrar que em 2010, quando se iniciou o projeto no município, apenas 8% da verba federal foi investida na aquisição da agricultura familiar e hoje, em 2012, no primeiro semestre já se investiu 26% da verba federal e a projeção é finalizar o ano com 32%, sendo que a lei exige 30%.Vanessa durante o seminário informou que em de Pereira Barreto, o contato é feito diretamente com os agricultores através de reuniões mensais onde se define o plano de entregas, garantido assim que todos os produtos são adquiridos em seus momentos de safra, tendo por objetivo a qualidade e o frescor da alimentação dos estudantes da cidade.O debate com a platéia foi o ponto alto do seminário, onde diversos questionamentos sobre o funcionamento da dinâmica da aquisição dos gêneros foram prontamente pontuados pela Srta Vanessa, que se colocou a disposição para agregar novos agricultores, deixando claro que a chamada pública de Pereira Barreto permanece aberta durante todo ano.“Ser convidada a falar sobre o sucesso da Agricultura Familiar em Pereira Barreto é relatar sobre a nossa rotina de trabalho, onde a vontade política e os esforços conjuntos entre a Prefeitura, a Secretaria de Educação, o Setor de Alimentação Escolar e os Agricultores Familiares faz com que o resultado final apareça no dia-a-dia, com uma merenda cada vez mais saudável e tão defendida pelos órgãos federais e conselhos técnicos de nutricionistas. Sabemos que ainda podemos melhorar e ampliar nossos horizontes, porém hoje, é um prazer saber que cumprimos nosso papel e fomentamos novos rumos para os agricultores e para as nossas crianças que são beneficiadas por uma alimentação saudável”, relatou Vanessa Tramontano.A nutricionista Vanessa atribui o sucesso no resultado do projeto à autonomia dada pelo Prefeito Arnaldo à Secretária de Educação, Marialba Carneiro no gerenciamento dos recursos, onde sempre manifestou seu apoio nas ações direcionadas aos avanços na qualidade da merenda. O atual Secretário de Educação, Moacir Amorim parabeniza a Nutricionista Vanessa Tramontano pelo empenho.

2_copy

Nutricionista da merenda escolar, Vanessa Tramontano no Seminário “Compras Públicas dos Produtos da Agricultura Familiar” em Andradina.