Balanço da fiscalização do fim de semana em Pereira Barreto, autua estabelecimentos por consumo no local

População tem colaborado com as equipes de fiscalização

A equipe de fiscalização, através dos agentes da vigilância sanitária, agentes de vigilância em saúde e fiscais de postura da Prefeitura Municipal de Pereira Barreto, deu continuidade na fiscalização contra aglomerações dentro da área urbana, e também na área rural do, onde ficam localizados vários ranchos.

Essa fiscalização tem contado com o apoio das polícias militar, rodoviária, equipe com profissionais de segurança contratados pela administração municipal, além de um profissional que acompanha as equipes operando um drone para flagrar situações irregulares através de imagens aéreas.

Na área urbana, foram inspecionados todos os comércios, onde a maioria estava totalmente fechado atendendo ao preconizado nas legislações pertinentes. Dos que estavam abertos, somente em 02 deles (bares) receberam auto de infração por estarem com consumação no local.

Ainda em frente a um dos comércios autuados, havia um cidadão que estava gerando aglomeração e que não quis cumprir com as orientações para acabar com a irregularidade, sendo necessário realizar a autuação por gerar aglomeração em época de pandemia do novo Coronavírus. Houve também denúncias de outros bares e de uma conveniência que estariam atendendo com consumação no local, mas não procederam. Os bares estavam fechados e a conveniência atendendo conforme as regras.

Foi registrada denúncia de aglomeração em uma Igreja Evangélica, porém havia apenas alguns membros da parte administrativa tratando de assuntos particulares no local, nada considerado como aglomeração.

Foram atendidas inúmeras denúncias de aglomeração em residências, mas verificando in loco somente em uma delas havia aglomeração, mas que preferiram colaborar obedecendo as orientações. Nos demais lugares, nada foi constatado.

Foram atendidos por duas vezes denúncia de aglomeração no Tablado, em uma delas havia apenas um caminhoneiro descansando para depois seguir viagem e na outra as pessoas já haviam se retirado. Em monitoramento nos bairros, a fiscalização constatou uma aglomeração no Campo da Vila Marão e, com a chegada dos fiscais, todos saíram do local.

Foram realizadas várias orientações para pessoas sem máscara nas ruas e oferecidas máscara como doação. Todos entenderam a abordagem e comprometeram a cumprir as regras da obrigatoriedade de uso das máscaras nasobucal.

Na fiscalização dos ranchos foram vistoriados o Loteamento do Santista com constatação de alguns grupos de pessoas do mesmo núcleo familiar, não caracterizando aglomeração.

Nos ranchos próximo ao Frigorífico, Loteamento São José, Pousadas Beira Rio, Pousada do Valdir, Pousada do Branco, Pousada do Sergio, Pousada do Arnaldo e mais algumas outras próximas a esses locais, nada foi encontrado. Inclusive em uma delas havia sido registrado denúncia por aglomeração de forma anônima por várias vezes, a fiscalização se deslocou até o local constatado que não procedia.

Na Prainha localizada próxima a Ponte Nova foram atendidas por 02 vezes situações de aglomeração, em uma delas foi avistado alguns carros, mas quando perceberam a fiscalização se evadiram, restando apenas 02 veículos que resolveram não colaborar, mas o policiamento rodoviário aplicou as sanções cabíveis aos infratores, e na outra havia um grupo de pessoas vindos da cidade de Andradina, mas com as orientações preferiram se retirar do local.

Houve atendimento de uma denúncia no Loteamento depois da Matinha nas proximidades da Ponte Nova, e chegando ao local havia apenas 03 pescadores arrumando seus equipamentos de pesca com o som alto ligado, fato este que deve ter chamado atenção dos moradores vizinhos.

A equipe de fiscalização pede encarecidamente que todos continuem atendendo as regras de enfrentamento ao combate da Covid-19, pois o risco não passou, ainda estamos em uma fase crítica que necessita da colaboração de todos para vencer essa batalha.