Durante a celebração, Pereira Barreto transforma-se em um pedaço do Japão no Brasil.
Em 2019, o Bon Odori organizado pela Associação Esportiva e Cultural Pereira-barretense (ACEP) comemora 58 anos. A tradicionalíssima celebração nipônica faz parte do calendário de comemorações da Estância Turística de Pereira Barreto, sendo uma das mais importantes festas realizadas no município.
A celebração realizada em Pereira Barreto é uma das melhores do gênero no Brasil, acolhendo milhares de pessoas oriundas de todos os cantos do país, onde algumas aproveitam a data para rever familiares e amigos que ainda vivem nesta terra. A festa, antigamente era sempre realizada no último fim de semana do mês de Julho, mas desde 2017 passou a ser realizada na sexta-feira e no sábado. Neste ano, portanto, o evento será realizado nos dias 26 e 27 deste mês.
O Bon Odori encontra suas raízes no Obon, uma tradicional festividade nipônica que tem origem no Budismo, simbolizando gratidão pelas boas colheitas, celebrando as almas dos antepassados através da dança, o Bon Odori, e ao som dos tambores japoneses, o taiko. O Bon Odori consiste em movimentos simples, porém delicados e leves, remetendo a colheita, a ceifa, o semear, ao agradecimento e o festejar.
Em Pereira Barreto, o Bon Odori faz parte da tradição do município. O que começou como uma festividade para preservar as raízes e a cultura japonesa entre os imigrantes nipônicos que fundaram o município, com o passar do tempo, foi incorporado por toda a população pereira-barretense que no espírito da festa, encontrou uma forma de agradecer e buscar desenvolvimento para o município.