Campanha de Combate a Violência Contra a Mulher 2018 foi realizada em Pereira Barreto

As ações tiveram início no mês de novembro.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), é responsável pela organização das campanhas de combate as mais variadas formas de violências. No mês de Novembro a campanha de combate á violência contra a mulher foi realizada em parceria com o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, AERFAC – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Secretaria Municipal de Saúde, Rede de Ensino do Município, Delegacia de Defesa da Mulher – DDM, Ministério Público e as Faculdades Integradas Urubupungá – FIU.  Durante o mês, foram realizadas diversas ações de combate á violência doméstica entre elas: Palestras, Panfletagem, oficinas e capacitação para os profissionais da rede socioassistencial e de defesa de direitos.

As mulheres atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias – PAIF e pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado as Famílias – PAEFI participaram de uma oficina de maquiagem, com a maquiadora Mariza Bezerra, onde foram ensinadas técnicas de maquiagem com o objetivo de valorização da autoestima e do fortalecimento pessoal. A oficina de maquiagem teve encerramento com um ensaio fotográfico que ocorreu no dia 26 de Novembro, com a profissional Marcia Garcia, o ensaio retratou situações de violência doméstica e de empoderamento feminino.  As fotos deste ensaio foram expostas no dia 29 de novembro na Casa da Cultura “Aristeu Custódio Moreira”, onde ocorreu uma palestra com a Psicóloga Valeska Nijarde, que abordou o tema violência doméstica, suas formas de combate e os mecanismos de superação deste ciclo violento.  Participaram da palestra aproximadamente 100 famílias.

As ações preventivas para a população ocorreram de 23 a 28 de Novembro onde foram distribuídos materiais educativos como: cartilhas, panfletos e marca páginas em forma de violentômetro, alusivos a Campanha da Violência Doméstica. Estes materiais foram disponibilizados por meio: do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, rede de Ensino Estadual e Municipal, Unidades Básicas de Saúde e na Feira Municipal.

A violência só acaba quando você toma uma atitude” está foi à temática da palestra que ocorreu no dia 30 de novembro, que teve como objetivo capacitar os profissinais que atuam na garantia de direitos em especial nas situações que envolvem violência doméstica, a ofertar um atendimento mais humanizado e assertivo às vítimas deste tipo de violência, elucidando sobre as questões legais, psicológicas e sociais. A palestra foi ministrada pela Promotora de Justiça do Ministério Público da Comarca de Pereira Barreto/SP, Dra. Rita de Cássia Iamashita Becca Sakai, pela Delegada de Polícia da Delegacia de Polícia da Defesa da Mulher, Dra. Carolina Tucunduva da Silva e pela Coordenadora do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas Urubupungá, Natalia Hernandes Carvalho.

As ações tiveram encerramento no dia 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o fechamento dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.  As crianças do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- AERFAC se apresentaram no Fórum da Comarca de Pereira Barreto para os profissionais do setor com a ilustre presença do Juiz de Direito Dr. Luciano Correa Ortega e da Dra. Rita de Cassia Iamashita Becca Sakai – 2º Promotora de Justiça de Pereira Barreto/SP.

O instrutor musical do Serviço de Convivência AERFAC, Wyllian Roberto Rodrigues dos Santos, compôs especialmente para campanha de combate a violência contra a mulher à música “Direito Feminino”. As crianças do Serviço de Convivência tiveram a oportunidade de interpretar a letra em conjunto com outras canções que trazem reflexões sobre a vida e resistência contra qualquer tipo de violência como Maria, Maria composta por Milton Nascimento, e a Musica Era uma Vez de Kell Smith.  A apresentação das crianças trouxe emoção e sensibilidade à Campanha de combate à violência doméstica do município.

violencia cotnra mulher 2018 dfc2f 8c98a

campanha violencia 01 8a539