Campanha “Proteja, Pereira Barreto” foi realizada pelos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e dos profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou durante as matinês do Carnapraia 2019, a Campanha “Proteja, Pereira Barreto”. O objetivo da campanha foi sensibilizar a população em geral sobre a importância de proteger crianças e adolescentes da violência e exploração sexual, fazendo assim, um carnaval consciente.
Segundo dados do Disque 100, durante o Carnaval, há um aumento de 20% nas denúncias de violações de direitos das crianças. De acordo com o último balanço anual do Disque 100, realizado em 2015, das 153.510 denúncias de violações de direitos humanos feitas ao canal, 11,42% (17.583) foram de violência sexual (abuso e exploração). Desse total, 45% foram contra meninas e 39% contra meninos. Entre as principais vítimas estão as crianças de 4 a 11 anos.
A Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania também divulgou uma parcial dos dados do Disque 100 para o primeiro semestre de 2016. De janeiro a junho, das 79.587 denúncias registradas no canal, 8.891 (11,17%) foram de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Esta ação integra a campanha alusiva ao dia 18 de maio, Dia Nacional De Combate Ao Abuso E Exploração Sexual De Crianças E Adolescentes, e contará com mais atividades para a população e para os profissionais da Rede de Atendimento Socioassistencial.