Campanha orienta sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

As ações estão sendo realizadas em locais públicos de Pereira Barreto

Em maio é realizada a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Pereira Barreto o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o Conselho Tutelar e o CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) estão realizando algumas ações alusivas para chamar a atenção da população quanto aos crimes que diariamente são cometidos contra crianças e adolescente, e por conta do isolamento social muitos deles tem aumentado.

Várias pesquisas apontam aumentos da violência doméstica nesse período de pandemia por conta de situações de estresse e conflito. Assim, foi desenvolvida uma cartilha com o intuito de passar algumas dicas para sensibilizar as famílias e contribuir na melhora das relações familiares. Essa cartilha está sendo disponibilizada às famílias atendidas pela Assistência Social, bem como às escolas de educação infantil e público em geral através da internet. Para as crianças atendidas pelo CREAS serão disponibilizadas também materiais de colorir alusivos à campanha.

O CREAS idealizou a produção de alguns vídeos, em parceria com a Cia Cid Chagas, da cidade de Pereira Barreto, que abordam vários temas relevantes sobre a Violência Contra Crianças e Adolescentes. Esses vídeos estão sendo disponibilizados semanalmente através de divulgação pelas redes sociais, WhatsApp, escolas municipais e estaduais.

Também foram afixados cartazes em pontos da cidade em que há grande circulação de pessoas, como as Unidades Básicas de Saúde e Assistência Social. Nesses locais estão ocorrendo distribuição de cartilhas, para as crianças. Esse material aborda a violência de forma lúdica com atividades para colorir e outros jogos. Em alguns locais, foram colocadas faixas alusivas à campanha.

Para mais informações, o CREAS mantém o atendimento através dos telefones (18) 3704-4918 e (18) 99655-8379 (WhatsApp). Estão mantidos os atendimentos presenciais apenas para situações de violência, com atendimento das 7h às 13h, na rua General Osório nº 1550.

Para os demais casos, as famílias continuam sendo acompanhadas, porém de formas remotas.