Campanha Outubro Rosa prossegue em Pereira Barreto

Unidades de saúde convidam todas as mulheres para a programação da campanha que contará com várias ações da Equipe Municipal de Saúde.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto continua realizando ações pontuais da Campanha Outubro Rosa, dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada no mês homônimo dirigido à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As ações já foram realizadas na Academia de Saúde do bairro Jardim Paraíso, na UBS “Dr. José Alexandrino Filho” no bairro Vila Marão e também na UBS “Valter Gatti” no bairro Nova Veneza.

Confira o cronograma das ações restantes:

– Quinta-feira (25) – 8h – UBS “Celestino de Carvalho” – Bairro Jardim Ipê;

– Quinta-feira (25) – 14h – UBS do bairro COHAB.

A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente, ocorrendo o crescimento anormal das células mamárias. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres mundialmente.

A doença apresenta alguns fatores de risco, tais como histórico familiar da doença, idade entre 40 a 69 anos (isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge nessa faixa etária), menstruação precoce, menopausa tardia, colesterol alto, dentre outros. A maioria dos tumores da mama, quando iniciais não apresenta sintomas. Por isso é importante fazer os exames preventivos na idade adequada, antes do aparecimento de qualquer sintoma.

O nódulo não é o único sintoma, existem outros, tais como vermelhidão na pele, alterações no formato dos mamilos e das mamas, nódulos nas axilas, secreção escura saindo pelo mamilo, pele enrugada como casca de laranja e em estágios mais avançados, podem surgir feridas nas mamas.

Existem exames que podem diagnosticar o câncer de mama, como a mamografia, ressonância magnética, ecografia e biopsia do tecido coletado. Procure seu médico. Ele irá lhe orientar qual o exame mais adequado para o seu caso.

O tratamento dependerá do tipo e do estadiamento da doença que a pessoa for acometida; podendo ser com radioterapia, quimioterapia, hormonoterapia e às vezes até a retirada da mama. Por isso, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Procure a sua UBS e faça os exames preventivos. Uma observação muito importante. O câncer de mama, também acomete os homens, por isso, qualquer sinal de alerta procure sua UBS e tire todas as suas dúvidas. Prevenir é o melhor caminho.