Carreta do Hospital de Câncer inicia atendimento de mamografia em Pereira Barreto

Mulheres com idade entre 40 e 69 anos poderão realizar o exame

A carreta do Hospital de Câncer de Barretos iniciou a realização dos exames de mamografia para a população pereira-barretense na UBS Vila Marão, seguindo com atendimento até o dia 06 naquele local.

A unidade móvel permanecerá na Estância Turística de Pereira Barreto até o dia 08 de março e irá percorrer todas as UBSs do município. Mulheres com idade entre 40 e 69 anos poderão realizar o exame após agendamento realizado através de seu agente de saúde ou em sua UBS, as pacientes deverão apresentar cópias do CPF, RG, Comprovante de Residência e Cartão do SUS.

Confira os locais, dias e horário do atendimento:

UBS Vila Marão, do dia 1° ao dia 06 de fevereiro;

UBS Nova Veneza, do dia 07 o dia 10 de fevereiro;

UBS COHAB, do dia 13 ao dia 20 de fevereiro;

UBS Jd. Ipê, do dia 21 de fevereiro ao dia 02 de março;

UBS KM11, somente dia 3 de março;

UBS Lapinha, do dia 06 ao dia 08 de março.

Todos os atendimentos serão realizados no período das 7h00 às 17h00.

O Câncer de Mama é uma doença que acomete mais as mulheres e são fatores de risco:

– Idade avançada;

– Exposição prolongada aos hormônios femininos;

– Excesso de peso e o histórico familiar ou de mutação genética.

Em geral o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquidos nos mamilos.

A mamografia é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico preciso.

Câncer de Mama só mata se você deixar!

Prevenção, atitude que salva!

mg 5330 a6ceb

carreta hc 01c66