CASO POSITIVO DE DENGUE É REGISTRADO EM PEREIRA BARRETO

A população tem que estar consciente sobre a eliminação dos materiais que possam servir como criadouros do mosquito, e redobrar os cuidados relacionados às medidas preventivas.

Em 2012 Já foram notificados 15 casos suspeitos de dengue em Pereira Barreto, dentre eles, um foi confirmado. Com isso deu-se inicio imediatamente ao trabalho de busca ativa de suspeito de dengue e bloqueio de controle de criadouros (vistoria completa das residências, para eliminação de criadouros e larvas do mosquito), em torno de 25 quarteirões que circundam a quadra onde reside a pessoa com sorotipo positivo da dengue
O caso de dengue na cidade é autóctone, ou seja, contraído aqui mesmo no município, o paciente é morador do jardim Alves 4. Ao mesmo passo em que a equipe de saúde deu início ao trabalho de busca ativa, os moradores foram avisados de que, o bairro receberá o bloqueio e nebulização, ou seja, a aplicação de inseticida. A Equipe de Saúde lembra aos moradores que a nebulização, mata apenas os Aedes aegyptis adultos, que já voam e podem picar, ou seja, não evita, sozinho, que o bairro e a cidade tenha novos casos de dengue.
A população tem que estar consciente sobre a eliminação dos materiais que possam servir como criadouros do mosquito e redobrar os cuidados relacionados às medidas preventivas, qualquer ponto de água parada pode ampliar as condições para o aparecimento de casos na cidade, e não existe tranqüilidade quando o assunto é dengue.
A situação pode mudar muito rápido, e as pessoas precisam dedicar pelo menos de 10 a 20 minutos por semana para verificar se existe possibilidade ou água parada em casa e no local de trabalho. O ciclo do mosquito é de em média 7 dias, e se as pessoas adotarem o hábito, a situação estará sob controle.
A única maneira de controlar a doença continua sendo a eliminação dos criadouros. A equipe da saúde mantém o trabalho no combate ao mosquito, que envolve visitas às residências, orientação nas unidades de saúde e fiscalização dos casos de denúncias de focos do mosquito. Principalmente agora no período de chuva e calor intenso.
Os agentes de vigilância aplicam também multa aos moradores, cujas casas são encontrada larvas do mosquito de acordo com a lei Nº 3918 de 27 de dezembro de 2010.

Sintomas e casos
É importante que toda pessoa, que sentir dois ou mais sintomas de dengue, que procure o quanto antes por atendimento médico nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). Estão entre os principais sintomas da dengue: febre, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, indisposição geral, falta de apetite, manchas vermelhas na pele, diarréia, vômito e dor no fundo dos olhos. Após contaminação através da picada do mosquito Aedes aegypti, os sintomas costumam aparecer entre 5 e 10 dias.
É muito importante o diagnóstico precoce para evitar que a doença se agrave, e também para que a investigação dos casos se inicie imediatamente com as atividades para interromper a transmissão, e reduzir a incidência da doença.

Trabalho de nebulização.