CCZ de Pereira Barreto disponibiliza doses de vacina contra a raiva

Compartilhe:

Proprietários de cães e gatos que desejarem vacinar seus animais devem procurar o Centro de Controle de Zoonoses

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto comunica que está disponível doses da vacina antirrábica para cães e gatos. O animal deverá ser levado até o CCZ ou retirar a dose da vacina em data e horário agendado.

É muito importante que o animal de estimação seja vacinado, porque a raiva é uma zoonose e com alta letalidade. Com a vacinação dos animais domésticos, pode reduzir o número de animais contaminados pela doença e consequentemente a transmissão em seres humanos.

Pereira Barreto recebeu 70 doses e cada frasco possui 10 doses. Por isso, o CCZ precisa agendar pelo menos 10 animais para não perder a imunização após a abertura do frasco. A vacina antirrábica possui validade de um ano após a última aplicação.

O objetivo da vacinação é de erradicar a raiva humana no município através da vacinação de cães e gatos, que são os principais transmissores da doença. Em animais, a doença não tem cura e pode ser transmitida ao ser humano. A raiva é uma zoonose transmitida pelo vírus rábico. A transmissão dá-se por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura do animal raivoso. Os cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença.

Vale ressaltar eu no último ano o município de Pereira Barreto não registrou nenhum caso da doença em animais em humanos.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *