CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES INFORMA SOBRE LEISHMANIOSE

Para reduzir este alto índice de positividade de leishmaniose em cães e casos humanos, a Secretaria Municipal de Saúde pede maior envolvimento e colaboração de toda população.

O C.C.Z – Centro de Controle de Zoonoses está preocupado com o alto índice de positividade da leishmaniose em cães do município de Pereira Barreto, quando este índice aumenta surgem também caso em ser humano. Em 2011 o C.C.Z coletou e encaminhou ao laboratório do I.A.L – Instituto Adolfo Lutz de Andradina, 1.013 amostras de sangue para exame sorológico,  totalizando 113 cães positivos (11,15%)  e realizaram 769 exames parasitológicos em cães suspeitos domiciliados e recolhidos, resultando em 222 cães positivos  (28,87%). Foram diagnosticados 2 casos de  leishmaniose visceral em  crianças de apenas  1 ano de idade.  Neste ano, de 1 de janeiro à 19 de junho 2012 foram realizados 592 exames parasitológicos no C.C.Z totalizando 167 cães positivos (28,21 %), sendo ainda no primeiro semestre do ano. Para reduzir este alto índice de positividade em cães e casos humanos, a Secretaria Municipal de Saúde pede maior envolvimento e colaboração de toda população, auxiliando no combate do vetor transmissor (mosquito palha), realizando manejo ambiental, com a limpezas de quintais, folhas, frutos, fezes, podas de árvores e evite criação de aves, suínos e outros animais dentro do perímetro urbano. O C.C.Z informa ainda que as pessoas só devem comprar ou adote filhote, quando apresentado o resultado  recente do  exame negativo, da mãe até 60 dias e cães acima de 5 meses que não apresentam sintomas.O Centro de Controle de Zoonoses estará á disposição da população para quaisquer dúvidas pelo telefone 3704-4786.