Cia. de Teatro Cid Chagas é convidada para se apresentar no FESTARA 2014

  1. Companhia irá se apresentar em Araçatuba no próximo mês juntamente com outros 19 grupos teatrais.

 A Cia. de Teatro Cid Chagas, da Estância Turística de Pereira Barreto, foi selecionada para participar do FESTARA 2014. Somente 20 cias teatrais foram selecionadas sendo 6 Nacionais, 10 Estaduais e 4 Regionais. A Cia Cid Chagas, ficou entre o seleto grupo das 4 representantes Regionais. O Festival será de 17 a 26 de Outubro, e será uma ótima oportunidade da Cia Cid Chagas mostrar seu excelente trabalho.

 

O FESTARA – Festival de Teatro de Araçatuba foi idealizado pela Federação de Teatro Amador da Região de Araçatuba no ano de 1996, tendo como presidente e fundador Alexandre Melinsky e realizado nos anos de 1997 e 1998, em caráter regional e competitivo.

 

No ano de 2007, foi reestruturado e reformulado com a criação da Associação dos Artistas Teatrais da região de Araçatuba, idealizada pelos artistas Alexandre Melinsky, Fábio Reichemback, Flávio Estevão e Marcelo Messias, com o objetivo de promover intercâmbio cultural, técnico e social entre grupos e companhias, tecendo um panorama da arte teatral em nosso estado; propondo a reflexão, difusão, provocação, experimento, investigação, encontro, diálogo, questionamento e formação artística. Voltou a ser realizado com sucesso em 2008, tendo 18 espetáculos na programação.

 

No ano de 2009, 20 espetáculos foram apresentados, além de intervenções urbanas e oficinas formativas. Em 2010, os convites para a maioria dos espetáculos se esgotaram antes do início do Festival.

 

Ganhou mais força no ano de 2011 e 25 peças foram encenadas. Companhias e grupos teatrais paulistas, do interior e da capital, assim como dos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba e Santa Catarina estiveram presentes, celebrando as artes cênicas e provocando um exercício de reflexão sobre a cultura.

 

Na edição de 2012, o Festival foi realizado com o número reduzido de espetáculos em relação às edições anteriores tendo 14 espetáculos cancelados da sua grade de programação.

 

Em 2013 o FESTARA voltou a ser realizado pela ASSOCIATA, com co-realização da Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria de Cultura, apoio do SENAC Araçatuba, SESC – SP e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Contou com 24 espetáculos e trouxe uma proposta mais encorpada, resgatando o sucesso de edições anteriores.

 

Agora, em 2014, segue com as mesmas parcerias trazendo peças teatrais para adultos e crianças, espetáculos de rua, espetáculos de formas animadas, intervenções urbanas e atividades formativas.

 

A Cia. de Teatro Cid Chagas foi formada em 2013, com atores de Pereira Barreto, depois de cursos proporcionados pelo Projeto Ademar Guerra, ministrados na Casa da Cultura, por técnicos do Projeto. Os atores foram aprendendo mais sobre interpretação, posicionamento no palco, iluminação, sonoplastia, encenação dentre vários outros conceitos, contando sempre com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, a Cia. de Teatro Cid Chagas realizou as primeiras apresentações, buscando em 2014 levar seus dois espetáculos “Na Ponta da Ponte Novo Oriente” e “Linhas Tortas” para todo o estado de São Paulo.

 

A Secretária de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Lúcia Sossolote, parabenizou a companhia pela conquista: “todos os integrantes da Cia. Cid Chagas estão de parabéns e merecem todo esse reconhecimento, pois trabalham e ensaiam muito para aperfeiçoarem suas técnicas, suas performances a cada nova apresentação. Esse convite é mais uma forma de incentivar a cultura, pois mostra que um trabalho sério e competente, como o desenvolvido pelos integrantes da Cid Chagas, é recompensado. O projeto nasceu no ano passado e já está sendo muito reconhecido e aplaudido. Tudo isso acontecendo aqui em Pereira Barreto. Temos que nos orgulhar e falar ‘Temos uma companhia de teatro que é daqui mesmo’” salientou a Secretária.

 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]