Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade será realizado neste sábado em Pereira Barreto

Participação é aberta a toda a população e será realizada na Praça da Bandeira.

A Estância Turística de Pereira Barreto vai receber neste sábado (9) o Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade. O ciclo objetiva propor um intercambio entre a cultura caipira e acontece pelo segundo ano consecutivo, em Pereira Barreto. O ciclo será realizado na Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka”, e é totalmente aberto ao público, especialmente violeiros, artistas, produtores, educadores, músicos, estudantes, pesquisadores de cultura popular, gestores e demais interessados.

A programação começa às 10h, com uma conversa sobre “Imaginários de um Brasil Caipira”, com Mário de Almeida, Juliana Pérez e Tiago Gonçalves, mediada por Uassyr de Siqueira e traz olhares sobre aspectos sociais e econômicos que levaram o caipira, agente social e produtor de cultura, de sujeito construtor de sentidos a personagem-objeto de visões e representações paradoxais e pejorativas.

A partir das 14h, acontece uma discussão com o tema “Resgate e Resguardo: o papel das Orquestras de Viola Caipira no Estado de São Paulo”, mediada por Saulo Alves, que vai indagar os instrumentos provocadores de lembranças que constituem um sistema de imaginários e crenças do universo caipira, diferentes maestros refletem sobre o trabalho desenvolvido por suas respectivas Orquestras de Viola, organismos vivos de reconhecimento e reconstrução da memória por meio da música raiz.

O Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade é totalmente gratuito e para se inscrever basta preencher o formulário on-line, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeXqPAdE0pwy9BJ-beuM3ycCmGcnXu-BoTFmATaT0p-wczifQ/viewform.

O ciclo faz parte do Programa Oficinas Culturais, desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que, desde 1986, promove formação e vivência à população no campo da cultura. O Programa é administrado pela POIESIS (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura).

Hoje, além de quatro unidades localizadas na capital, o programa dialoga como interior por meio de dois festivais (música instrumental e literatura), jornadas de gestão cultural, ciclos de cultura tradicional e contemporaneidade, qualificação artística de grupos de teatro e dança, e ações dedicadas à pesquisa e experimentação nas diversas linguagens artísticas bem como à formação de novos públicos.

O ciclo é um espaço horizontal de troca, preservação, renovação e expansão de novas conexões entre pensadores, pesquisadores, mestres e agentes de tradições. Realizado desde 2014,reflete sobre o lugar da cultura tradicional no contexto contemporâneo. Explorando o universo de temas como cultura caipira, caiçara, indígena, tradições afro-brasileiras, religiosidade e cultura popular, já circulou pelos municípios e regiões de Araçatuba, Botucatu, Cubatão, Franca, Ibirá, Jacareí, Mongaguá, Pereira Barreto, Piacatu, Praia Grande, Santos, São José dos Campos, São Carlos, São Paulo, Sorocaba e Tupã.